[CONQUISTA]: Com investimento de 1,5 milhão, Centro de Cultura é reinaugurado


Após 5 anos interditado pelo Ministério Público da Bahia e um investimento de R$ 1,5 milhão em reformas, foi reinaugurado na noite desta terça-feira (03) em Vitória da Conquista, o  Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima. A tão esperada ocasião contou com a presença do governador Rui Costa, a Secretária de Cultura Arany Santana e políticos. As ausências do prefeito Herzem Gusmão e sua Secretária de Cultura, Tina Rocha, foram notadas.

A programação cultural contou com a exposição “No Sertão de Euclides, Guimarães e Murilo”, com a curadoria de Gilson Caruá e um show do cantor Xangai, em parceria com o maestro João Omar. A entrada não foi aberta ao público, apenas convidados.

Na ocasião, o governador Rui Costa recebeu o título de Cidadão Conquistense. Rui disse que o título confere a ele mais responsabilidade e vontade de trabalhar. “Conquista é uma cidade muito especial, uma cidade charmosa, cultural, uma cidade com um dos melhores índices de desenvolvimento do nosso estado e graças a Deus, ao longo desses anos, a cidade foi crescendo de forma planejada, sendo um polo cultural, um polo de saúde, que nós estamos ajudando a fortalecer essa vocação em Conquista, e aqui, pelo clima, por tudo, pelo seu povo, é uma cidade muito boa de se viver e eu me sinto orgulhoso de estar sendo homenageado, isso só me enaltece e me dá mais vontade de trabalhar ainda”, disse o governador.

Melhorias – As obras incluíram substituição das portas de emergência e instalação em local visível, instalação de barras anti-pânico e de guarda-corpo na sala principal, piso tátil (com adequação às normas de acessibilidade), aquisição de extintores de incêndio, instalação de luminárias de emergência, sinalização retrorreflexiva de emergência, revisão da bomba de recalque, revisão de hidrante e mangueira de incêndio e revisão elétrica.Com a estrutura preservada, o espaço possui 311 poltronas, uma concha acústica e três salas multiuso, além de um foyeur, que serve como galeria para receber exposições, instalações e outras atividades artísticas.

Os serviços envolveram também pintura, revisão das esquadrias de madeira e vidro, recuperação de piso, telhado e forro da sala de espetáculos, pavimentação da área externa, projeto de paisagismo, revisão do sistema de ar condicionado e substituição de luminárias. Além disso, houve requalificação técnica do espaço, com instalação de novas poltronas, vestimentas cênicas anti-incêndio e equipamentos de iluminação, como mesa de iluminação cênica, dimmer box e lâmpadas cênicas.

O Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima foi Inaugurado oficialmente em março de 1987.

VEJA AS FOTOS FEITAS PELO JORNALISTA CAIQUE SANTOS