O projeto Escolas Culturais será lançado na cidade de Vitória da Conquista (a 518 km de Salvador), nesta sexta-feira (24), no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, às 9 horas. Implantado pelo Estado da Bahia, este projeto objetiva promover o protagonismo estudantil, além de reconhecer e requalificar a escola como um espaço de circulação e produção da diversidade cultural do Território de Identidade onde está inserida. A iniciativa vem sendo desenvolvido em 85 escolas estaduais.
O projeto é resultado de parceria entre as Secretarias da Educação, de Cultura (SECULT), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e Casa Civil. O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, que participará do lançamento, disse que “o projeto potencializa as experiências artísticas e culturais já existentes nas unidades escolares e fomenta novas ações, inclusive, de estímulo ao empreendedorismo, criando uma interação entre a escola e o Território”.
DIRETRIZES
a) Incentivo ao uso da escola como equipamento cultural e de interação social nas comunidades;
b) Dinamização cultural nos municípios baianos;
c) Instituição de ação transversal capaz de contribuir para a diminuição dos índices de vulnerabilidade infanto-juvenil à violência;
d) Interlocução entre experiências culturais e artísticas e o projeto pedagógico de escolas públicas;
e) Interlocução e fortalecimento dos projetos escolares estruturantes na área artística (AVE – Arte Visual, FACE – Festival Anual da Canção Estudantil, PROVE – Produção de Vídeo Estudantil, TAL – Tempo de Arte Literária, EPA – Educação Patrimonial Artística, DANCE – Dança Estudantil, FESTE – Festival Estudantil de Teatro e ENCANTE – Encontro dos Corais Estudantis);
f) Participação comunitária na escola com estratégias para aumento da atratividade do espaço escolar para a população infanto-juvenil, contribuindo para a redução dos índices de evasão escolar e para maior participação da comunidade local nas escolas;
g) Valorização do diálogo entre saberes comunitários e escolares como elemento para promoção, fortalecimento e consolidação de territórios educativos.
h) Integração da rede socioassistencial existente no município com as escolas públicas;