Curta-metragem produzido por estudantes conquistenses é selecionado por festival de cinema no Ceará


O curta-metragem “Poesia nas linhas invisíveis da cidade”, produzido por quatro alunas do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista (519 km de Salvador), está entre as obras audiovisuais selecionadas para a segunda edição do Festival Cine Cariri. O evento, que visa a difusão e exibição de curtas e longas-metragens locais, regionais e nacionais dos gêneros animação, ficção, documentário, videoclipe ou experimental, acontece entre os dias 19 e 26 de janeiro, nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalho e Nova Olinda, no Estado do Ceará.

A obra das estudantes do CJCC, que tem cinco minutos de duração e retrata a arte urbana, foi selecionada na categoria estudantil de Ensino Médio e será exibida na ‘Mostra cabra da peste’. A produção foi desenvolvida pelas estudantes durante a oficina ‘Recriando arte’ ofertada no Centro Juvenil, em 2018. Elas se envolveram nas funções de direção, produção, roteiro, edição, atuação e fotografia.

O professor Daniel Leite Almeida, que ministrou a oficina e orientou as estudantes, falou da importância do reconhecimento da produção estudantil. “Os festivais acabam sendo vitrines para as produções dos estudantes e isso estimula cada vez mais os alunos a continuarem produzindo filmes. Além disso, esses festivais são seletivos e ter uma obra escolhida entre muitas outras de todo o país é muito importante”, ressaltou o educador, que foi responsável pela inscrição do curta no festival.

PROVE – O audiovisual é estimulado na rede estadual por meio do projeto Produções Visuais Estudantis (PROVE), de natureza educativa, artística e cultural, utilizando recursos tecnológicos (filmagem com aparelhos celulares, câmeras fotográficas ou filmadoras). Com esse projeto, pretende-se desenvolver o potencial educativo e artístico, por meio da experiência fílmica, a criação de roteiros e de vídeos para a produção, diversificação e socialização de saberes.

Sobre os Centros Juvenis – O CJCC é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes, que participam das oficinas no turno oposto aos quais estão matriculados. Além das cinco unidades em funcionamento em Salvador, Senhor do Bonfim, Itabuna, Barreiras e Vitória da Conquista, já estão em fase de implantação três novas unidades, em Feira de Santana, Jequié e Irecê.