Deputado baiano recebe notas de repúdio do Sindicato dos Jornalistas e da Rádio Sociedade; Leia


 

Constantemente aparecendo na mídia envolto em casos de agressões, o Deputado Estadual da Bahia, Marcel Moraes volta mais uma vez a chamar a atenção por denúncias de agressões envolvendo mulheres. Desta vez não foi física, mas ele fez sérias acusações contra a jornalista Silvana Oliveira, gerente de jornalismo da rádio Sociedade (leia as notas abaixo).

Leia a nota do Sinjorba:

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia repudia a atitude do deputado estadual Marcell Moraes (PSDB), que nesta sexta (22), como convidado à Rádio Sociedade, fez sérias acusações contra a jornalista Silvana Oliveira, gerente de jornalismo do veículo.

Além de faltar com o respeito, ao usar termos em redes sociais como “bostética” e acusá-la sem provas de ter ligações com uma vereadora de Salvador, o deputado repetiu incontáveis vezes que a profissional seria tendenciosa e generalizou termos depreciativos a toda a imprensa baiana, que desqualificou por diversas vezes.

O livre exercício do jornalismo é premissa da democracia. A liturgia do cargo parlamentar pressupõe respeito às pessoas, ao exercício da liberdade de expressão e ao trabalho, especialmente aquele cujas funções incluem fiscalizar os representantes eleitos pela sociedade.

NOTA DE REPÚDIO DA RÁDIO SOCIEDADE

A Rádio Sociedade da Bahia repudia veementemente as agressões do Deputado Marcell Moraes contra a Jornalista Silvana Oliveira, ocorridas desde a manhã da última quinta-feira, dia 21 de maio, quando a apresentadora do CONEXÃO SOCIEDADE, entrevistava o chefe da Diretoria de Defesa Animal da Prefeitura de Salvador, Gustavo Moraes. Em um momento da entrevista foi citado o nome da vereadora Marcelle Moraes, e aproveitando o contexto, a apresentadora informou ao entrevistado que vários internautas – que assistiam ao programa pelo Facebook, elogiavam o trabalho desenvolvido por ele, e demonstravam apoio ao deputado Marcell, no que foi perguntado se o entrevistado, Marcell e Marcelle, tinham ligação de parentesco ou possuíam ligação política.

Enquanto o Gustavo Moraes respondia à pergunta, a jornalista Silvana Oliveira foi surpreendida por alguns posts do deputado Marcell Moraes na live da emissora. Essas foram algumas das palavras do parlamentar: “Jornalista ligada a [vereadora] Ana Rita. Me convide, bostética para eu te mostrar o que já fiz”.

Para esclarecer aos ouvintes essas e outras acusações feitas contra a apresentadora, esta emissora recebeu o Marcell Moraes, do PSDB, na manhã desta sexta-feira, dia 22 de maio, no programa Conexão Sociedade. Ao vivo, o Deputado voltou a agredir verbalmente a nossa profissional, inclusive tentando desqualificar a sua ética e profissionalismo.

As agressões desferidas pelo Sr. Marcell Moraes contra uma mulher, profissional de imprensa, no exercício das suas atividades, violentaram não apenas ao sagrado direito de informar, mas também à própria democracia, valores seguidos à risca pela Rádio Sociedade da Bahia.
Entendemos que o Marcell Moraes extrapolou todo o limite ético ao usar as mídias sociais e o próprio microfone da emissora para atacar uma profissional de jornalismo só porque uma entrevista ou reportagem não lhe agradou.
Silvana Oliveira é uma experiente jornalista, que atua nesta emissora como Gerente de Jornalismo e apresentadora. Traz na sua bagagem um histórico vasto de contribuição em várias emissoras nos estados da Bahia e São Paulo.

A Direção da Radio Sociedade esclarece que esta tradicional emissora preza pelo compromisso com a verdade no seu fazer jornalístico e com os valores democráticos inerentes à liberdade de imprensa. E destaca que o que se espera de um parlamentar é a representação do povo dentro dos limites da lei, não às margens da Justiça e da legalidade. Agressões do Deputado Marcell Morais não calarão a Rádio Sociedade da Bahia. Ninguém cala a Rádio Sociedade da Bahia. O maior destinatário desta garantia é o nosso ouvinte.