Em Brumado, oficinas ensinam música para alunos da rede municipal


O Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (CMEAS) e a Escola Municipal professora Maria Iranildes Lôbo (CAIC) recebem até o final deste ano oficinas do projeto Geração Música. No total, 120 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos estão sendo atendidas pelo projeto, que é realizado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com produção do grupo Incentivar e patrocínio da RHI Magnesita.
A prática pedagógica utilizada no Geração Música é do Ungambikkula, uma tribo que busca harmonia e consciência, e tem como pilares de ensino musical a iniciação e a musicoterapia. Nas oficinas os alunos têm contato com a música por meio do violão e instrumentos de percussão, com estimulação sensorial, intelectual e afetiva.

O objetivo é levar aos participantes possibilidades de expressão e liberdade através da música, usando-a, também, como instrumento de inclusão social. No final do ano, será feita uma apresentação preparada pelos músicos e alunos das oficinas.
“O projeto é uma forma de fomentar a música, a arte e cultura brasileira e possibilitar o acesso de crianças e jovens de menor poder aquisitivo a esses bens”, diz Welson Ribeiro, supervisor de Marketing do Grupo Incentivar.