Em entrevista exclusiva ao Programa ‘Rádio Chofer’ (Melodia FM), apresentado pelo jornalista Caique Santos, o atual Coordenador Municipal de Transportes, Micael Batista, comentou a recente confusão ocorrida na semana passada no Espaço Glauber Rocha, onde fica um dos postos da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Vitória da Conquista – ATUV – e também a Secretaria Municipal de Transportes.
A confusão teria sido por conta da realização do cadastro de biometria facial dos idosos. Segundo Micael, a maioria entendeu que o cadastramento deveria ser feito no mesmo local da emissão das carteiras, que fica ao lado da ATUV (ouça a entrevista abaixo).
CONFUSÃO NO CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO – De acordo com Micael, o problema no atendimento foi contornado. Entre outras medidas, a partir de agora atendentes fazem uma triagem dos usuários, para chegar a documentação e impedir que fiquem na fila desnecessariamente. Também foi ressaltado que todos os 5 pontos de atendimento da ATUV estão habilitados a realizarem o cadastro biométrico, não sendo necessária a concentração no posto do Gláuber Rocha.
FRAUDES NO SISTEMA – O Coordenador de Transporte ainda disse que o motivo da biometria é coibir as fraudes. “A gente tinha um número de cartões sendo utilizados por muitas vezes ao longo do dia, tinha cartão de idoso que tinha 60 embarques durante o dia, é muito estranho, imaginar que um idoso vai fazer 60 viagens em um dia”. Micael chama esses clientes de “super usuários” e disse que em apenas 03 meses estes cartões registraram 16.000 embarques.
INTERVENÇÃO NA ATUV – Sobre a necessidade de renovar a intervenção na ATUV, Micael explicou que entre outras coisas, a medida foi necessária para reaver informações que estavam sendo enviadas pela empresa [Cidade Verde] para fora do município, sendo que a mesma dificultava o acesso da prefeitura aos dados.
“Uma das principais demandas é justamente a transferência do banco de dados de informações do sistema, que contém mais de 10 anos de informações do sistema de bilhetagem, esses dados ficavam aqui em Vitória da Conquista, em poder da ATUV, foi transferido para fora do município sem anuência. Uma das principais causas da intervenção foi a dificuldade que o município teve para obter informações”, disse Micael
“Estamos transferindo esse banco de dados para um servidor diretamente na sede de empresa fornecedora de tecnologia, que é a Prodata, pra que ela fique responsável por essas informações, pra que ela tenha esse trato com essas informações e deixe disponível a qualquer um usuário, são dados públicos, de Vitória da Conquista e não devem estar em poder de empresas”, explicou o Coordenador de Transportes de Conquista.
LICITAÇÃO – De acordo com Micael o processo da nova licitação do transporte público já foi iniciado desde a última Audiência Pública, onde sugestões e críticas sobre o sistema foram debatidas e aceitas pela Prefeitura. No novo sistema de transportes será implementada uma otimização, no sentido de que nos horários de picos sejam disponibilizado um número maior de coletivos nas linhas e nos horários de menor demanda, retirado alguns carros.
VANS – Micael também confirmou que haverão uma quantidade de vans atuando como transporte complementar, mas não tem ainda a quantidade e as linhas que estas vão rodar.
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