Guarda Municipal: Prefeitura articula parceria com Ministério da Justiça


O Governo Municipal está articulando uma parceria junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública para o reconhecimento da Guarda Civil Municipal de Vitória da Conquista. A pauta foi discutida durante a visita da prefeita em exercício, Sheila Lemos, à Brasília, quando foi recebida pelo secretário Nacional de Segurança Pública Adjunto, Ronney Augusto Matsui, e o coordenador-geral de Políticas para as Instituições de Segurança Pública, coronel Jahir Lobo.

“Além do reconhecimento junto aos órgãos federais, a parceria proporcionará a troca de informações, cursos técnicos e a possibilidade de transferência de recursos e equipamentos para a Guarda Municipal”, explicou Sheila.

Ao final do encontro, foi definido um canal de comunicação junto ao Ministério da Justiça para agilizar os trâmites burocráticos e, posteriormente, efetivar o cadastro da Guarda Municipal de Vitória da Conquista no Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública – Sinesp.

Com esta ação, a Guarda Civil Municipal de Vitória da Conquista será uma das primeiras do país criada totalmente dentro das conformidades da Lei Federal 13.022/2014, que estabeleceu o Estatuto Geral das Guardas Municipais.