Incêndio deixa dez mortos no Ninho do Urubu; Zico pede apuração


Um incêndio de grandes proporções matou dez pessoas no Ninho de Urubu — centro de treinamento do Flamengo —, em Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio, na manhã desta sexta-feira. Três pessoas ficaram feridas — uma delas em estado grave — e foram levadas para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, também na Zona Oeste. Segundo o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Douglas Henaut, o incêndio foi no alojamento, onde dormem os jogadores de base, jovens entre 14 e 16 anos.
Os três jovens feridos e que estão hospitalizados foram identificados como Cauã Emanoel Gomes Nunes, de 14 anos, que é de Fortaleza e está há três anos no Rio; Francisco Diogo Bento Alves, de 15, e Jonathan Cruz Ventura, também de 15.

O estado de saúde mais grave é o de Jonathan. Ele teve 40% do corpo queimado. A Secretaria muncipal de Saúde classificou o estado de saúde dele como gravíssimo e informou que o jovem será transferido para o Centro de Tratamento de Queimados do Hospital municipal Pedro II, em Santa Cruz, também na Zona Oeste.

Em uma rede sociais o ídolo internacional do Flamengo, Zico, lamentou o acidente e pediu apuração do caso. “Que tragédia essa com a base do Flamengo. Que choque receber essa noticia aqui do outro lado do mundo. Que tenha sido uma fatalidade. Que Deus conforte os familiares que perderam seus filhos, netos, irmãos, sobrinhos, enfim, parentes. Meninos que sonhavam com um futuro em suas vidas e muitos sem duvida em ajudarem suas famílias. Que se apure tudo pois uma tragédia dessas nao pode passar em branco. Vidas se foram. Que a Nação Rubro-negra tenha força e fé para superar esse momento”, disse.

Luto de três dias
O governo estadual vai decretar luto oficial de três dias. O secretário estadual de Esportes do Rio, Felipe Bornier, afirmou que a pasta vai dar todo o apoio e suporte para as famílias, já que muitas não eram do Rio. Bornier destacou ainda que a secretaria vai apurar o que aconteceu. Ele ainda revelou que outros secretários estaduais estão a caminho do Centro de Treinamento.

Centro é usado pela equipe de futebol e por categorias de base
O Ninho do Urubu — como ficou popularmente conhecido o Centro de Treinamento presidente George Helal — foi construído em 2014 e é usado pela equipe de futebol profissional do Flamengo e pelas categorias de base. O local fica numa área localizada em Vargem Grande e tem um módulo profissional, dois campos, campo de treinamento para goleiros e alojamento, entre outras estruturas.

Em 2018, foi inaugurado o novo módulo para o futebol profissional, com novos alojamentos, parque aquático, academia e mais um campo de futebol (o quinto). A estrutura anterior foi deixada para as categorias de base.

Na véspera, sede da Gávea foi atingida pelo temporal
Na noite de quarta-feira, a sede do Flamengo, na Gávea, foi atingida pelo forte temporal e ficou com um rastro de destruição. Sem luz, o local está fechado e as atividades suspensas nesta quinta-feira, para uma avaliação nas dependências.

Árvores e galhos caíram perto da área das piscinas, assim como no exterior, em algumas das entradas do clube. A força do vento e da chuva fez com que algumas delas fossem arrancadas desde a raiz, prejudicando até o acesso via a pé e de carros no interior da sede. (o Globo)