O Portal RADIOS.COM.BR, primeiro site nacional a listar o maior número de emissoras e links que transmitem pela internet, há mais de 14 anos faz um ranking das rádios mais ouvidas em Streaming. As estatísticas e gráficos de visitas são geradas através dos acessos ao portal via web e do aplicativo RadiosNet para smartphones e tablets Android.
De acordo com as estatísticas a Band FM (99,1) se mantém em 1° lugar por diversos meses com uma média de quase 11.000 acessos mensais, quase o dobro de acessos do segundo lugar, a Transamérica FM (100,1), com média de 6.000 acessos, ambas são afiliadas a grandes redes nacionais, com parte da programação e locutores locais.
“Na verdade isso é um reflexo de um trabalho que a gente vem fazendo ao longo do tempo. A Band FM de São Paulo já lidera há mais de 03 anos consecutivos e isso acaba atingindo a gente também. A Band FM Conquista já é líder há muito tempo”, explica Zenon Barbosa, Coordenador da Band Conquista.
A Clube FM (95,9) fica em terceiro lugar, quase empatada com a Transamérica FM. .
GOSPEL – Entre as duas rádios que tem programação predominantemente voltada para o público evangélico a Melodia FM (87,9) fica em 1° lugar, ultrapassando os 3.000 acessos, o dobro da “rival” BRASIL FM (107,7). A UESB FM (97,5) fica em última colocação do ranking, com pouco mais de 1.000 acessos.
WEB RADIO – No seguimento de rádios exclusivamente online de Vitória da Conquista, a ‘Pisada Forrozeira’, do cantor e radialista Edgar Mão Branca, desponta em 1° lugar, com 3.610 acessos, quase 5 vezes mais que a vice líder ‘Xamego FM’, que teve em janeiro 764 acessos, A Mega Rádio VCA ficou em 4° lugar com 700 acessos mensais.
Todos os dados citados aqui são do mês de janeiro de 2019.
INTERNET É O FUTURO DO RADIO
Um estudo recente (da empresa Arbitron) mostra que 42 milhões de norte-americanos ouvem Rádio online, via internet, toda semana. No Brasil o costume de ouvir rádios online tem crescido e especialistas acreditam que o futuro do radio está na internet. Para Sonia Got,, coordenadora de redes sociais e rádio online da Mediaset, onde se produzem programas de rádio online de nível internacional como o MorninGlory, a expansão definitiva das rádios online está atrelada a inclusão digital, incluindo o sinal de internet nos carros. “Com indivíduos e lares conectados, já só falta conquistar os automóveis para que o consumo de rádio online se torne maioritário. Mas isto vai acontecer quando escutar rádio pela Internet for tão fácil como premir um botão. Apesar do crescente consumo de ‘podcasts’, a rádio em direto, cada vez mais interativa, vai continuar sendo ouvida”, diz Sonia. “Não se pode dirigir nem correr vendo vídeos do YouTube; devemos aproveitar essa vantagem para captar jovens ouvintes”, diz a especialista.