Prefeitura de Conquista recua e pede que moradores obedeçam ‘Toque de Recolher’ às 18h


O Comitê Gestor de Crise recua mais uma vez gera polêmica

 

Após muita confusão na mente dos moradores de Vitória da Conquista, que não sabiam se obedeciam ao Secretário Kairan Rocha ou o governador da Bahia e a PM, finalmente, a Prefeitura Municipal resolveu se manifestar nesta terça-feira (23) e recomendou, através de nota pública, que a população de Vitória da Conquista respeite às medidas impostas pelo Decreto Estadual nº 20.324, publicado no dia 19 de março de 2021, determinando o toque de recolher das 18h às 05h.

A decisão veio depois que a Polícia Militar informou ontem que seguiria o decreto estadual e começaria a fiscalização a partir das 18h, detendo e indiciando quem desobedecesse ao decreto do governador Rui Costa.

De acordo com a nota de Secretaria de Comunicação, que representa “a voz” da prefeita Sheila Lemos (DEM), o governo municipal “busca manter o diálogo administrativo com o Governo do Estado” e tenta convencer o governador Rui Costa da “proposta de escalonar o horário de início e encerramento das atividades comerciais por setores, no município de Vitória da Conquista”.

PREFEITURA PROMETE ACIONAR JUSTIÇA CONTRA AMPLIAÇÃO DO TOQUE DE RECOLHER

O Comitê Gestor, chefiado pelo super secretário Kairan Rocha, afirmou, por meio de nota, que “está em diálogo com a Procuradoria Geral do Município para definir estratégias jurídicas que garantam o cumprimento do Decreto Municipal nº 20.816, publicado no último dia 03 de março, que delimita o toque de recolher a partir das 20h até às 05h.

 

CONFIRA A ÍNTEGRA DA NOTA

A Prefeitura Municipal, por meio do Comitê Gestor, recomenda à população de Vitória da Conquista que respeite as medidas impostas pelo Decreto Estadual nº 20.324, publicado no dia 19 de março de 2021, determinando o toque de recolher das 18h às 05h. A orientação visa manter a ordem social, visto que o Governador do Estado comunicou que usaria a Força Policial para o cumprimento desse Decreto.

A Prefeitura Municipal informa, ainda, que busca manter o diálogo administrativo com o Governo do Estado, buscando o convencimento para a proposta de escalonar o horário de início e encerramento das atividades comerciais por setores, no município de Vitória da Conquista. Paralelamente, o Comitê Gestor está em diálogo com a Procuradoria Geral do Município para definir estratégias jurídicas que garantam o cumprimento do Decreto Municipal nº 20.816, publicado no último dia 03 de março, que delimita o toque de recolher a partir das 20h até às 05h, em vigor até 1º de abril.

Vale ressaltar que, de acordo as análises bioestatísticas da Covid-19, realizadas pelo corpo técnico do Comitê Gestor, as medidas adotadas pelo Decreto Estadual provocam aglomerações nas horas que antecedem o toque de recolher diário, uma vez que encurta o período de acesso ao comércio. Estes dados foram disponibilizados ao Governo do Estado, no último dia 11 de março.

Por fim, o Município esclarece que mantém postura e abertura ininterrupta de diálogo, visando assertividade e melhores direcionamentos para preservação da vida e da economia em nossa região.