O primeiro ônibus do Brasil abastecido a gás gerado a partir do esgoto foi apresentado em Franca, no interior de São Paulo, nesta segunda-feira, 12 de novembro de 2018. O veículo é um Scania K280 6×2 de 15 metros, que está participando de uma demonstração feita em parceria com a Sabesp, a Embaixada da Suécia e a Business Sweden.
O ônibus que participa do teste é do segmento urbano e tem capacidade para 130 passageiros. O veículo com motor a gás pode ser abastecido com biometano (que pode ser proveniente de esgoto ou outros materiais) e GNV (Gás Natural Veicular). Ainda há a possibilidade de abastecer com uma mistura de ambos.
A ação integra as Semanas de Inovação Suecia-Brasil, uma iniciativa da Embaixada da Suécia com a Business Sweden.
Segundo Elsa Stefenson, gerente de projetos da Business Sweden, o gás biometano é utilizado desde 1989 no transporte público da Suécia. O grande desafio no Brasil é a criação de políticas públicas para esse tipo de abastecimento de combustível.
O Brasil tem potencial para produzir 51,4 bilhões de metros cúbicos por ano de biometano.
“É um potencial inexplorado. O Brasil é um país de mais de 200 milhões de habitantes produzindo toneladas de lodo diariamente. Esse material é muito bom para a produção de biometano e a experiência sueca com o transporte público usa majoritariamente esse tipo de gás”, afirmou Stefenson.
A gerente de projetos afirmou ainda que há a intenção de aplicar o uso de biometano no transporte público do Brasil. Entretanto, há uma falta de políticas públicas, conhecimento e reconhecimento deste potencial, uma vez que há grande potencial no país.
“É preciso uma cooperação entre a academia, o governo e a indústria. É o que chamamos de hélice tripla“, disse.
Segundo Ciro Pastore, gerente de desenvolvimento do mercado de ônibus do segmento urbano da Scania, o gás biometano é muito similar ao GNV, assim como o resultado operacional.
“O ônibus tem uma autonomia de aproximadamente 400 quilômetros, com 300 metros cúbicos de gás por abastecimento. Também tem uma grande vantagem em relação às poluição sonora, pois tem 7 decibéis a menos que o ônibus abastecido a diesel“, disse Pastore.
Além disso, o fato de o abastecimento ser de alta pressão faz o tempo ser equivalente ao de um ônibus a diesel: cerca de dez minutos.
O Diário do Transporte acompanhou uma viagem do veículo a convite da Scania nesta segunda-feira, em Franca.
Esse é o mesmo ônibus que vem sendo testado pela Scania no mercado brasileiro, abastecido a GNV, com carroceria Marcopolo Viale BRS.
O K280 6×2 é até chamado de “estrela quatro”, por conta do último eixo direcionável, que faz com que o diâmetro de giro do ônibus seja menor, parecido com um padron 4×2.
A altura total do ônibus com o tanque para os cilindros de gás é de 3,7 metros.
Relembre:
Scania faz demonstração de ônibus a GNV em Campinas
O veículo já passou por testes em Campinas, São José dos Campos e Sorocaba, no interior de São Paulo, e na capital paulista, com a Viação Gato Preto. O ônibus também circulou em Recife, Pernambuco.
A Scania informou que, em comparação a um veículo similar abastecido a diesel, o ônibus apresentado emite 90% menos gases poluentes se abastecido com biometano e 70% menos se estiver com GNV.
Fonte: Diário do Transporte