Reabertura do Museu Regional da Uesb acontece nesta quarta (15)


O Museu Regional – Casa Henriqueta Prates reabre oficialmente o espaço nesta quarta, dia 15, às 19h30, durante a 17ª Semana de Museus. Para compor a mesa de abertura, estarão presentes o reitor da Uesb, professor Luís Otávio de Magalhães, a pró-reitora de Extensão, professora Gleide Pinheiro, e a coordenadora do Museu, Ana Cláudia Rocha.
Além disso, também fará parte da programação uma mesa-redonda que irá abordar tradições culturais da cidade. A mesa “Conquista Era Assim: as tradições de lazer em Vitória da Conquista” será conduzida pelos professores aposentados Rosalvo Lemos e Ana Isabel Rocha Macedo.
Sobre o Museu Regional – Fundado em 1991, o seu nome presta uma homenagem Henriqueta Prates, que residiu no casarão entre os anos de 1883 até sua morte, em 1957. Henriqueta Prates era considerada a frente do seu tempo, pois, além de ser uma conselheira política, também ajudava pessoas em situações de fragilidade.

Atualmente, o Museu conta com uma média de 4.000 visitantes por ano, além de ser um patrimônio arquitetônico do município. O espaço visa, por meio da conservação de um acervo histórico, como peças e fotografias, demonstrar o cotidiano de Vitória da Conquista e região. Palestras, visitas guiadas (com agendamento prévio), exposições de artistas regionais, oficinas e participação em eventos nacionais também fazem parte da programação do Museu.

O espaço funciona das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, e fica situado na Praça Tancredo Neves, no centro da cidade. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (77) 3422-2559.