Moradores do bairro Lagoa das Flores, Vivendas das Flores e bairros vizinhos, em Vitória da Conquista, dizem estarem indignados com o estado das ruas. “Estamos vivendo em um ciclo de poeira que causaram muitos problemas respiratórios nos moradores, lama e poças d’água que colaboram com a proliferação do mosquito da dengue que deixou e está deixando muitos dos moradores doentes”, disse uma moradora que preferiu não ser identificada.
Em carta enviada à imprensa local, o grupo dizem estar confeccionando uma faixa com os dizeres, “Chega de Promessas! Asfalto já ou zero voto – Corredor de ônibus/Bambuzal”. Ainda de acordo com o “comunicado”, eles dizem que por falta de representatividade política, vivem há décadas sem rede de esgoto e culpam a prefeitura, lideranças locais e Embasa.
Um vídeo feito em janeiro mostra como a rua fica completamente alagada, impossibilitado a passagem dos moradores. O local da filmagem fica no final da rua Coronel Maneca Santos e Rua da Choça.
A prefeitura tem asfaltado diversas ruas e bairros nos últimos dias, mas em relação à Lagoa das Flores, o governo alega que é preciso tratar antes da questão da drenagem de ruas. Em entrevista à TV Sudoeste, em dezembro de 2021, o Secretário de Infra Estrutura, Jackson Youshiura, disse que o asfalto só viria após a drenagem das ruas. “Temos uma projeto já de drenagem, a gente vai trabalhar nele agora, vamos entrar com a topografia para verificar se ele está adequado à realidade. A gente está trabalhando paliativamente para resolver os problemas, assim que a chuva passar, a gente já vem pensando em soluções, até um direcionamento da água, caso a gente não consiga implementar a drenagem de uma maneira definitiva”, afirmou.
Sobre a rede de esgoto, a Embasa informou por meio de nota ao nosso blog, que a contratação do projeto para implantação de rede coletora de esgoto no bairro Lagoa das Flores, em Vitória da Conquista, será incluída no Plano de Investimento de 2025. “É importante lembrar que a sede do município de Vitória da Conquista possui mais de 90% de cobertura de esgotamento sanitário, sendo um dos mais bem saneados do país, liderando o ranking no Norte/Nordeste e refletindo a política de investimentos da empresa em sua área de atuação”, diz parte da nota.
Nós pedimos um posicionamento atualizado da Prefeitura, mas até o momento não obtivemos resposta.