O falecido ex-prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, foi homenageado comn um busto, neste domingo (02), data ele completaria 76 anos. A obra foi esculpida pelo artista plástico Vando Oliveira. O monumento ficará na Avenida Lauro de Feitas, nas proximidades da Estação de Transbordo Herzem Gusmão.
A cerimônia de entrega do busto contou com a participação de familiares, amigos, admiradores, políticos, vereadores, equipe de governo e da prefeita Sheila Lemos. Ao som da banda de música da Guarda Municipal, Maestro Alvinho, foram prestadas homenagens à memória do ex-prefeito Herzem Gusmão, que governou Vitória da Conquista entre 2017 e início de 2021.
Sheila Lemos lembrou como foi trabalhar com Herzem e poder continuar o legado enquanto gestora da cidade. “Herzem está eternizado em nossos corações. Eu tive a honra de receber a missão de continuar o seu legado e agradeço por termos entregado todas as obras iniciadas por ele, como o novo terminal de ônibus, onde estamos aqui hoje para essa justa homenagem”, agradeceu Sheila.
A gestora explicou o motivo da homenagem ao ex-prefeito. “Como todos nós vamos passar, então, a gente precisa fazer este tipo de homenagem para que ele fique eternizado na história de Vitória da Conquista. Para que o nome de Herzem Gusmão dure para sempre em nossa cidade. No dia que não tiver mais nenhum de nós, aqui, neste planeta Terra, o nome de Herzem ainda estará escrito no livro da história de Conquista”.
A família
Herzem deixou a esposa Luci Freire Gusmão, as filhas Thaís e Érica, o filho Danilo e dois netos. Durante a cerimônia, coube ao filho Danilo contar um pouco da trajetória de seu pai como comunicador e como prefeito. “Meu pai foi um visionário, ele pensava nossa cidade de forma planejada e já falava dos 200 anos de Conquista. Meu pai foi esse prefeito que ficará conhecido na história como o prefeito que mais amou Vitória da Conquista”.
O irmão de Herzem, Hernande Gusmão, também parabenizou e agradeceu à Prefeitura pela bonita homenagem. “Agradeço muito à administração por esse ato. É muito importante homenagear a figura espetacular que ele foi. Realmente, um irmão de verdade, ele lutou muito pelo povo e pela família”.