Anagé sedia o TOPA, um dos maiores torneios de pesca esportiva do Nordeste


Acontece na barragem de Anagé, um dos maiores torneios de pesca esportiva do Nordeste é a segunda etapa do Campeonato Baiano de Pesca Esportiva – TOPA.

Com o apoio da ABAPE – associação Baiana de Pesca Esportiva, no próximo sábado de julho, o TOPA chega a sua 8ª edição e a 2ª etapa do circuito Baiano de Pesca Esportiva 2017. Com cerca de 300 competidores inscritos em 103 embarcações, Pescadores Esportivos de mais de 30 cidades da Bahia estarão presentes. Há inscritos de Nova Viçosa a Salvador, de Ilhéus ao Sertão, do Recôncavo ao Oeste, além de vários estados do Brasil e da América do Sul. São praticantes da Pesca Esportiva de Minas Gerais, Sergipe, Pernambuco, Tocantins, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Distrito Federal e Amazonas e este ano tem pescador até da Argentina!

Regras do torneio 8º TOPA 2017

Na modalidade do pesque e solte cada equipe só pode utilizar iscas artificiais e pescar uma única espécie: o tucunaré, (valendo as três subespécies existentes na represa: o amarelo, o pinima e o azul).

Serão duas modalidades: embarcação a motor e caiaques ou canoas com propulsão humana. A classificação será feita a partir da soma de medidas dos 3 maiores exemplares vivos. Os critérios de pontuação serão da seguinte forma: Para cada centímetro medido, valerá 1 ponto. Cota (3 exemplares) atingida, valerá 10 pontos extras. Portanto é importante que a equipe procure atingir a cota. A soma dos itens acima definirá a classificação final. Caso haja empate, a embarcação que tenha pescado o maior tucunaré, vence.

Haverá premiação com troféus do 1º ao 5º lugar, do 6º ao 10º medalhas, para modalidade barcos e para modalidade caiaque ou canoa, além de troféu para o maior exemplar.

Além da premiação, haverá sorteios de vários brindes relacionados ao esporte entre os participantes inscritos, entre eles, motores de barcos, pacotes de viagem, caiaque de pesca e um barco de pesca.

A organização do evento como atração, montará no local uma piscina para que os peixes pescados, após a medição, fiquem expostos até o final do evento, onde serão todos devolvidos para as águas da barragem. E espera contar com o maior número de amantes da pesca esportiva possível na barragem de Anagé, que está localizada a apenas 55 km de Vitória da Conquista e 560 km da capital, Salvador, para desfrutar da confraternização da pesca esportiva do tucunaré, um dos peixes mais esportivos do mundo.

Programação:

Sexta:
14h: Distribuição do uniforme que deverá participar no torneio e esclarecimentos quanto a possíveis dúvidas.
16h: Curso By Alves de montagem de Varas.
18h: Eleições na ABAPE – Associação Baiana de Pesca Esportiva

Sábado:
06h: Concentração das embarcações para largada.
07h: Largada das embarcações
15h: Chegada das embarcações. Tolerância 05 minutos
17h: Torneio de arremesso Topa-Casa do Pescador
18h: Premiação e cerimônia de encerramento.
20h: Shows musicais