Bahia já garantiu 14 medalhas nos Jogos Universitários Brasileiros


A Federação Baiana participou em todas as modalidades dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Os 176 atletas de 21 universidades baianas garantiram 14 medalhas conquistadas pela Bahia; 10 medalhas de bronze, 2 de ouro e 2 de prata.

No judô, Lícia Macário ficou em 3º lugar e levou a medalha de bronze na categoria Feminina Ligeiro -48kg. Diego Ferreira Santos ficou em 1º lugar e garantiu a medalha de ouro. O judoca é um grande nome do esporte, já tendo sido dez vezes campeão baiano e seis vezes campeão brasileiro sênior de Judô. Diego é o único atleta baiano de judô que está na disputa para tentar participar das Olimpíadas 2020 em Tóquio. No início da competição, ele disse que era um desafio tentar vencer em casa, já que a Bahia sedia os JUBs 2019.

Na natação, Windson Piononio Filho foi um grande destaque e garantiu 3 medalhas em 3 categorias diferentes. Ele ficou em 1º lugar nos 400 metros livres e garantiu a medalha de ouro e, em 3º lugar nos 1.500 e 800 metros, recebendo medalha de bronze. Também na natação, Márcia Souto ficou em 3º lugar nos 800 metros livres.

Os baianos também mostraram que são bons no karatê e garantiram 2 medalhas de prata e 5 de bronze. Erivelton Lopes ficou em 2º lugar no Kumite Sênior -84kg, Pedro Paulo de Faria também ficou em 2º no Kumite Sênior Masculino – 75kg. Já Renata Brito de Oliveira, Matheus Mota Pereira, Raquel de Sousa Gonzaga Cunha, Matheus dos Santos e João Victor Freitas se classificaram em 3º lugar nas categorias Kata Sênior Feminino, Kumite Sênior +84kg, Kumite Sênior Feminino +68kg, Kumite Sênior Masculino -60kg e Karatê Sênior Masculino respectivamente.

No futebol eletrônico, Taiane Berlink ficou em 3º lugar e ganhou a medalha de bronze. A jovem tinha se inscrito para participar dos JUBs competindo pelo judô, mas após sofrer uma lesão que a impediu de entrar no tatame, ela decidiu disputa pelo esports.

Futsal Feminino

O time de futsal feminino da Bahia acontecerá neste domingo (27) contra o time de Manaus. As meninas lutam pela medalha de bronze na competição. O jogo acontece às 09h30 no Ginásio Estadual de Cajazeiras.

Crédito: Jonne Roriz / CBDU