Caravana da UNE na UFBA quer mais Ciência, Tecnologia e Inovação


Esta semana a UNE Volante, caravana itinerante da União Nacional dos Estudantes aterriza na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e vai falar de Ciência, Tecnologia e Inovação. O debate principal acontece na quinta-feira (17/5) às 17h no Auditório de Biologia da UFBA – Campus Ondina, com a participação da deputada federal Alice Portugal ( PCdoB -BA), o reitor da UFBA, João Carlos Salles, o presidente da Federação Única dos Petroleiros (FUP) João Moraes entre outros. Às 9h acontece uma Audiência Pública sobre a regulamentação da profissão de Artista. Em pauta até o mês passado no STF a ADPF 293, prevê o fim da obrigatoriedade do registro profissional para músicos, artistas e técnicos de espetáculos de diversões.

O Festival Inquietações promete animar a galera com apresentações de Cortejo Afro, Astralplane e Amanda Rosa a partir das 19h na Tenda da Praça das Artes da UFBA.

Confira:

PROGRAMAÇÃO DA UNE VOLANTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

16/05 – Quarta-feira

11h -13h – Apresentação do Coletivo Pé Descalço
Local: Praça das Artes em frente ao Restaurante Universitário de Ondina

17/05 – Quinta-feira

8h às 22h – Exposição de fotografias do CUCA da UNE.
Local: Hall da Faculdade de Comunicação da UFBA.

8h30 às 10:40h – Oficina de comunicação colaborativa do CUCA da UNE.
Local: FACOM – Faculdade de Comunicação – Sala 5 no 1º Andar

9h – Audiência Pública sobre a regulamentação da profissão de Artista
Convidados: Joseildo Ramos ( deputado estadual), Fernando Marinho (Presidente do Sindicato dos Artistas da Bahia), Nayara (Atriz), Suki Vilasboas (Fórum Nacional de Dança), Dulce Aquino (Diretora da Escola de dança da UFBA), Camila Ribeiro ( Circuito Universitário de Cultura e Arte da UNE)
Local: Teatro Experimental da Escola de Dança da UFBA

10h40 às 12h30 – Oficina de comunicação colaborativa do CUCA da UNE.
Local: FACOM – Faculdade de Comunicação – Sala 5 no 1º Andar

12h30 – Cozinha Pirata (performance/happening culinário)

Local: Praça das artes da UFBA

16h20 – Encenação da peça “Parecer da Democracia”
Local: Praça das Artes

16h50 – Abertura com apresentação indígena
Local: Auditório de Biologia da UFBA – Campus Ondina

17h – Debate temático com transmissão ao vivo.
Tema: O papel estratégico da universidade no desenvolvimento da pesquisa da ciência da tecnologia e da inovação.
Debatedores: Alice Portugal (Deputada Federal e membro titular da Comissão de Educação), João Carlos Salles (Reitor da UFBA), João Moraes (Presidente da FUP, coordenador da Plataforma Operária e Camponesa para a Energia), Maíra Kubik Mano (Coordenadora do NEIM – NÚCLEO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINAR DA MULHER, professora do departamento de estudos em gênero e feminismos da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas -FFCH UFBA e colunista da Carta Capital).
Local: Auditório de Biologia da UFBA – Campus Ondina

19h às 22h – Festival Inquietações
Atrações: Cortejo Afro, Astralplane e Amanda Rosa.
Local: Tenda da Praça das Artes UFBA

FESTIVAL INQUIETAÇÕES

Em cada universidade o Circuito Universitário de Cultura e Arte, CUCA da UNE e as entidades estudantis locais vão promover uma edição do Festival Inquietações. Ele será um espaço de disseminação dos artistas locais em várias linguagens e principalmente na música. Além de lembrar os antigos festivais universitários que lançou ícones da MPB, a entidade quer reativar e defender os espaços de convivência estudantis e ainda apresentar uma proposta de Regulamentação das Atividades Culturais e Recreativas em cada instituição.

HISTÓRIA DA UNE VOLANTE

A UNE Volante acontece pela terceira vez. A edição de 2018 debaterá o nosso modelo de universidade e reforma universitária em tempos de graves ataques à autonomia universitária, como o caso das ações espetacularizadas na UFMG e UFSC, de crise de financiamento das universidades estaduais e de questionamento do caráter gratuito da universidade pública.

As duas primeiras edições aconteceram respectivamente em 1962 e 1963 e consolidaram a UNE nas universidades com grandes assembleias, agitaram a campanha da legalidade em defesa da posse de João Goulart, debateram um projeto de Reforma Universitária da UNE e criaram o Centro Popular de Cultura (CPC).

Saiba mais sobre a história da UNE: www.une.org.br/memoria

 

Como participar do Inquietações pelo site: facebook.com/cucaune

Outras informações: www.une.org.br

Assista ao vídeo da UNE Volante: https://goo.gl/V9PqLp

Assista ao vídeo do Inquietações: https://goo.gl/42bNVD