[CONQUISTA]: Bairros Brasil e Conquista VI receberão ‘Caravana Uro’ com serviços de saúde


A campanha CARAVANA URO pretende levar informação de prevenção de doenças renais de forma lúdica e educativa. A ação acontecerá em dois bairros da cidade. No dia 21 de Setembro, no Bairro Brasil, na Quadra Poliesportiva, Praça Nossa Senhora dos Verdes e no dia 28 de Setembro, no Bairro Conquista VI, na Quadra Poliesportiva, da Praça Principal/Feira.

Durante toda a manhã, das 08h às 12h, a população vai ter acesso a conteúdos em material impresso, alegria com palhaços, distribuição de pipoca, brindes, copos para água, histórias em quadrinhos e água, muita água.

Também serão oferecidos exames. O projeto contará com o apoio das instituições SESI, SENAC, SESC, HEMOBA, BANCO DE LEITE, com serviços de recreação, aferição de apressão arterial, entre outros.

Sobre doenças renais 

Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, a estimativa é a de que haja atualmente no mundo 850 MILHÕES DE PESSOAS com doença renal, decorrente de várias causas. A Doença Renal Crônica (DRC) causa pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, com uma taxa crescente de mortalidade.

O transplante é considerado o tratamento com melhor relação custo-benefício, no entanto, o procedimento cirúrgico, a infraestrutura, a exigência de equipes altamente especializadas, disponibilidade de doadores de órgãos, necessidade de diálise durante a espera requisitos legais e o viés cultural existente em muitos países contra a doação de órgãos, representam importantes barreiras, tornando a diálise a única opção viável.

Mesmo com esse contexto adverso para o tratamento da doença renal crônica, a prevenção e o tratamento de doenças renais são muitas vezes inexistentes. Existem campanhas que se propõem a aumentar a conscientização sobre a alta e crescente presença de doenças renais em todo o mundo e a necessidade de estratégias para a prevenção e o gerenciamento de doenças renais. Elas acontecem em caráter mundial, como o Dia Mundial do Rim, programas nacionais e também campanhas livres.

A saúde do rim para todos, em qualquer lugar, tem o objetivo de promover a saúde da população, garantindo o acesso universal, provendo os cuidados essenciais, e de alta qualidade na saúde, e permitindo a acessibilidade à informação e tratamento da doença renal nos diferentes grupos socioeconômicos.

Especificamente, as chamadas são para melhorar os cuidados dos rins, incentivar e adotar estilos de vida saudáveis, como acesso à água potável, exercícios, dieta saudável, controle do tabagismo. Muitos tipos de doenças renais podem ser prevenidos, retardados e/ou controlados quando medidas apropriadas de prevenção estiverem em vigor.

Segundo o médico Dr. Luís Cairo, diretor da URO, Centro de Hemodiálise e especialista em Nefrologia – especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, em especial o rim – as campanhas visam despertar os órgãos públicos no sentido de garantir que os pacientes com doenças renais, mesmo quando desprovidos de condições financeiras, recebam os serviços básicos de saúde que necessitam (por exemplo, o controle da pressão arterial e do colesterol, acesso aos medicamentos essenciais) para retardar a progressão da doença. “É importante fazer o rastreio de doenças renais e uma intervenção de cuidados de saúde primários incluindo o acesso a ferramentas de identificação, por exemplo, análises de sangue, como a dosagem da Creatinina e exames de urina; o rastreamento de indivíduos de alto risco e o diagnóstico e o tratamento precoce são eficazes em termos de custo para prevenir ou retardar doenças renais em estágio terminal”, afirma Caramuru.

ÁGUA É VIDA. PREVINA-SE. EMBARQUE NESSA VIAGEM

Para reforçar as campanhas que acontecem em âmbito mundial e nacional, muitos profissionais, organizações públicas e privadas entram nesta guerra para prevenir ou retardar doenças renais. Em Vitória da Conquista, a unidade URO – CENTRO DE HEMODIÁLISE está desenvolvendo uma ação pública de caráter educativo para prevenção de doenças remais crônicas. A ação acontece dentro do projeto Caravana da Saúde, conceituado por um veículo de comunicação, realizado em parceria com outras organizações do segmento da saúde. A campanha é Caravana URO convida a embarcar, viajar rumo aos conhecimentos e prática sobre cuidados com rins, prevenção e incentivo a ingestão de água.

Para Luís Cairo, “a insuficiência renal crônica é uma doença silenciosa e bastante comum, apesar de desconhecida pela maioria, é caracterizada pela perda progressiva e irreversível das funções renais. Se não for diagnosticada a tempo e sem tratamento adequado, para preservar a vida, o paciente pode vir a precisar de diálise e/ou transplante de rim”; por isso, para nós da Clínica URO – Centro de Hemodiálise, o bom mesmo é prevenir, reforça o nefrologista.

Luís Caramuru chama a atenção para um detalhe muito importante e pede para observar, quanto mais transparente estiver a urina, melhor. Se estiver com aparência amarelada e escura, é sinal de que o corpo precisa de mais líquidos para manter-se hidratado.

7 DICAS PARA PREVENIR AS DOENÇAS RENAIS

1. Beba bastante liquido todos os dias. Um corpo hidratado é essencial para o bom funcionamento dos rins e para evitar a formação de pedras ou cálculos renais;

2. Evite excessos de sal, gorduras, carnes vermelhas e doces;

3. Fique atento à pressão arterial e de olho no nível de açúcar no sangue;

4. Pratique exercícios físicos regularmente, podendo ser caminhada, ginástica, natação, dentre outros e não se esqueça da garrafinha de água na mão;

5. Alguns medicamentos podem sobrecarregar os rins. Não use medicamentos sem orientação médica;

6. Não fume e evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas;

7. Faça as consultas médicas de rotina, a realização de exames periódicos de urina e dosagem de creatinina no sangue vai fazer a checagem do funcionamento dos rins.