Conquistenses fazem duras críticas aos Agentes do Simtrans nas redes sociais


O vídeo que mostra 03 agentes do Simtrans sendo agredidos fisicamente por cidadãos não gerou muita comoção nas redes sociais. Pelo menos isso é o que reflete a grande maioria dos comentários, alguns até mesmo apoiando o ato de violência. (Veja os ‘prints’ no final da matéria). Entre as críticas ao trabalho dos agentes de trânsito, os internautas queixam-se de arrogância, falta de cortesia, intolerância e abuso de poder.

Para o professor universitário Dirlêi Bonfim, nada justifica atos de violência, mas falta à maioria dos Agentes a qualificação necessária para lidar com os cidadãos. “Acredito que se ter a guarda de trânsito seja necessário e útil, desde que os Agentes sejam pessoas, primeiro qualificadas, educadas, sensatas e tenha bom senso. Infelizmente não é o que acontece em Conquista. Nossos Agentes públicos de trânsito, primeiro precisam ter a consciência de que são Servidores Públicos e, portanto, quem paga os seus salários somos nós, a sociedade”, ponderou o professor.

Ainda de acordo com a opinião de Dirlêi Bonfim, a Prefeitura precisa investir mais na qualificação dos servidores “especialmente para mostrar a eles que não estão acima da Lei, pelo contrário, como Agentes públicos tem que dar o exemplo. No entanto, eles são arrogantes, prepotentes e desrespeitosos. Falta muito ainda a esse pessoal, para que sejam de fato, agentes públicos de trânsito, comprometidos com o bem estar da população. Nada de fato vai justificar a violência, todavia, se o Poder Público Municipal não tomar as Providências de qualificar seus Agentes Públicos de trânsito, outros episódios iguais irão naturalmente acontecer”.

Para o psicólogo e jornalista Ricardo Benedict, se o Agente que recebeu o empurrão tivesse preparo para exercer a função, não teria revidado e a luta corporal não ocorreria. “Na minha visão, dos três Agentes, apenas dois foram agredidos e agrediram cidadãos, o que denota que se o empurrão recebido pelo primeiro agente nao tivesse sido respondido com virulência, esse fato poderia ter sido evitado e até mesmo gerado uma maior punição dos civis agressores”, disse. “Toda a cidade conhece a conduta dos ‘azulzinhos’, é notória suas descortesias com os cidadãos e cidadãs conquistenses e até visitantes. Cabe sim à Prefeitura manter reciclagens e acompanhamento psicológico frequente, para que fatos desagradáveis a exemplo desse, e até mesmo homicídios contra os agentes, não venham mais a acontecer”, diz o radialista.

Em nota a Prefeitura manifestou repúdio à violência dos cidadãos que agrediram os Agentes e afirmou que tomará todas as medidas judiciais cabíveis para a punição dos agressores (CLIQUE AQUI E LEIA A NOTA COMPLETA). Um dos agressores chegou a ser preso, mas já está em liberdade.

Sobre as acusações de que os Agentes não possuem preparo, que precisam de reciclagem e demais críticas,  o Blog do Caique Santos encaminhou um e-mail à Secretaria de Comunicação da Prefeitura solicitando um posicionamento, mas até o momento não recebemos respostas.

Nossa reportagem também enviou mensagem via whatsapp para Marcos Amaral, Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (SINSERV) para obter um posicionamento sobre o assunto, mas não obtivemos uma reposta ainda.

EDITORIAL: O BLOG DO CAIQUE SANTOS REPUDIA QUALQUER TIPO DE VIOLÊNCIA E ACREDITA QUE A AGRESSÃO AOS AGENTES DE TRÂNSITO FOI CRIMINOSA, INJUSTIFICÁVEL E DESPROPORCIONAL. NÃO COMPACTUAMOS COM OS TIPOS DE COMENTÁRIOS QUE INCENTIVAM A VIOLÊNCIA. 

.