Duo Instrumental Ponta D’unha com o maestro João Omar e Cao Alves


O Duo Instrumental Ponta D’unha fará a primeira apresentação em Vitória da Conquista/BA no dia 02 de novembro, às 20h, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.

Os ingressos custam R$40,00 (inteira) e R$20,00 (meia) e serão vendidos na Livraria LDM e no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.

O encontro dos músicos Cao Alves e João Omar no projeto Ponta D’unha se dá num tempo em que depois de muitos trabalhos realizados em conjunto desde a década de 80, com a escrita de arranjos, apresentações com cantores e cantoras, gravações de disco de artistas, agora se apresentam em duo como forma de dar vazão à afinidade musical construída no decorrer desses vários anos.

Aproveitando da versatilidade de ambos na execução de instrumentos de corda, os músicos combinam sonoridades variadas com formações que alternam entre violões de nylon, aço e violoncelo.

O repertório é formado por uma seleção de obras tanto originais para a formação, quanto arranjos feitos por Cao Alves e João Omar. Dentre as obras estão Canción de Amor, de Paco De Lucia, Círculo das Cordas, de Marco Pereira, La Vida Breve, de Manuel De Falla, Café 1930, do compositor argentino Astor Piazzolla, arranjos de músicas de Elomar Figueira Mello e Chico Buarque, dentre outros. Incluem nesse trabalho também composições autorais como Festa dos Bruxos (Cao Alves) e Corda Bamba (J. Omar).

Ponta D’unha é um projeto no qual João Omar e Cao Alves exploram seu grau de afinidade musical, somando experiências diversas em música popular e erudita que marcam a trajetória artística de cada um ao longo dos anos, em interpretações próprias.

Neste contexto de músicas de diferentes autores e estilos, os instrumentistas buscam mesclar interpretações e nuances que sejam características das culturas às quais estas se referenciam, a partir de uma percepção sensível e virtuosística.

O projeto tem produção independente, e tem a pauta garimpada a partir do Projeto Ocupe seu Espaço, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia que visa democratizar o acesso e dinamizar a programação de seus Espaços Culturais. Além disso, temos também o apoio do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, assim como da Livraria LDM e da Contatus Publicidade, entre outros.