Eleições 2018: Lula lidera e Bolsonaro permanece em 2º, aponta pesquisa


(Foto: via Google)

Uma pesquisa realizada pela Datafolha, constatou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fortaleceu a liderança em relação ao deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), que permanece em segundo lugar na corrida presidencial. A pesquisa contou com 2.765 entrevistas entre 29 e 30 de novembro, em 192 cidades. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

As porcentagens indicam que Lula lidera com 34% e Bolsonaro o segue com 17%, enquanto a Marina Silva (Rede) aparece numericamente acima do pelotão encabeçado por Alckmin e Ciro, mas tecnicamente empatada com ambos.

Quando a intenção de voto é questionada sem apresentação de nomes, Lula surge com 17% das citações e Bolsonaro, com 11%. Todos os outros pontuam de 1% para baixo. O “ninguém” tem 19% e não sabem afirmar em que candidato votariam, 46%.

Julgamento – Porém, apesar dos dados estarem a favor do ex-presidente, a candidatura Lula poderá ser barrada, já que está previsto julgamento em segunda instância da condenação por corrupção no caso do apartamento no Guarujá -o petista pegou nove anos e seis meses de prisão.

Se a condenação for ratificada no colegiado, legalmente ele está fora, mas pode haver recursos. O PT acredita ser possível mantê-lo na disputa pelo menos até o primeiro turno, se condenado.