Estudantes de Conquista apresentam projetos em feira escolar


Os estudantes do Centro Integrado de Educação Navarro de Brito (CIENB), localizado em Vitória da Conquista (436 km de Salvador), apresentaram, nesta quarta e quinta-feira (4 e 5), projetos de iniciação científica e de arte e cultura, durante a primeira edição da Feira de Arte, Cultura e Conhecimento (FORCCON). A feira, que apresentou como tema “Mídia, ciências, sociedade e tecnologia”, foi aberta ao público e teve o objetivo de dar visibilidade às produções estudantis, além de proporcionar a troca de conhecimento com a comunidade.

A programação da feira foi iniciada na quarta (4), no auditório da unidade escolar, com a culminância dos projetos de arte e cultura fomentados pela Secretaria da Educação do Estado, a exemplo do Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), do Dança Estudantil (DANCE), do Artes Visuais Estudantis (AVE) e do Encontro de Corais Estudantis (ENCANTE). Já nesta quinta (5), o público visitante conferiu uma apresentação da fanfarra do colégio e a exposição das artes visuais e apresentações dos projetos Tempos de Arte Literária (TAL) e da Educação Patrimonial e Artística (AVE). Além disso, em cada sala temática, foram apresentados projetos científicos com diferentes temas.

A estudante Amanda Almeida Oliveira, 18, 3° ano, apresentou com seus colegas um projeto sobre “Cyberbullying”, que é um tema relacionado à campanha do “Setembro Amarelo”. “Nosso intuito foi conscientizar as pessoas sobre a violência virtual, estimulando a empatia e o respeito ao próximo. Além de distribuirmos folhetos informativos, também tivemos uma palestra com um psicólogo convidado”, afirmou.

Para a coordenadora pedagógica do colégio, Rose Naedzold, o evento serviu para ampliar os conhecimentos dos estudantes. “A feira proporcionou momentos de interação com a comunidade, pois além de dialogarem sobre seus projetos de pesquisa, os estudantes mostraram seus talentos artísticos através dos projetos estruturantes”, comentou a educadora.

FECIBA – As feiras escolares, envolvendo projetos nas áreas de Artes, Cultura, Ciências, Matemática e Empreendedorismo, são a primeira etapa para a seleção de trabalhos que serão apresentados no âmbito da 8ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA). O objetivo da Secretaria da Educação do Estado (SEC) é dinamizar o ambiente escolar e promover o protagonismo estudantil. As feiras escolares foram iniciadas no dia 1º de agosto e prosseguem até 30 de setembro com mostra de trabalhos realizados por estudantes, sob a orientação de um professor.