Estudantes de Vitória da Conquistam lançam jornal sobre ações ambientais vivenciadas na cidade


Os estudantes do Ensino Médio do Instituto de Educação Euclides Dantas, localizado em Vitória da Conquista (518 km de Salvador), lançaram, nesta quarta-feira (24), a edição da unidade escolar do Jornal Eco Teens, que tem como título ‘Conquista que te quero verde’. O jornal sobre meio ambiente faz parte do projeto Eco Teens, no qual estudantes de escolas públicas e privadas do município participam de toda a elaboração do conteúdo. A ação é uma inciativa do Ministério Público da Bahia, em parceria com a prefeitura Municipal, os conselhos municipais de Meio Ambiente, de Acompanhamento do FUNDEB e de Educação, além do Núcleo Territorial de Educação de Vitória da Conquista (NTE 20).

A última edição do jornal foi criada pelos estudantes do Colégio Estadual Eduardo Sá Nunes e teve como tema ‘Água em foco: percorrendo o caminho da água em Conquista’. Já a 16ª edição, que foi protagonizada pelos estudantes do Instituto, destaca as ações de Vitória da Conquista com relação ao meio ambiente. Para a elaboração do jornal, os estudantes fizeram pesquisas e participaram de uma aula de campo na Reserva Florestal do Poço-Escuro, onde nasce o Rio Verruga, que é considerado um dos mais poluídos do Brasil. Nas proximidades do local, eles também observaram o descarte irregular de lixo. As experiências foram relatadas pelos estudantes em seus textos.

Algumas das ações destacadas no jornal foram a distribuição de sementes realizada pelos estudantes na Avenida Siqueira Campos, como uma forma de mobilização da comunidade, além do plantio de árvores na unidade escolar, executado em parceria com o Grupo de Escoteiros de Vitória da Conquista. Em uma das matérias, os estudantes destacam a beleza das plantas ornamentais da cidade, a exemplo do Melocactus Conoideus, que é uma espécie de cactos natural do município.

A estudante Kenia Bugança, 17, 2° ano, disse que gostou muito da experiência de ir à campo e escrever para o jornal. “Escrevi a matéria ‘Somos corresponsáveis na defesa da qualidade de vida’ juntamente com mais três colegas na qual falamos da importância da responsabilidade de preservarmos o meio ambiente”, disse a estudante, que também faz parte do Núcleo de Jornalismo do colégio, no qual colabora na produção de programas para a rádio escolar e na elaboração de matérias para o jornal do colégio.

Quem também colaborou na produção do jornal foi Michael Oliveira Sousa, 17, 2º ano. Foi muito bom visitar os locais e ajudar a produzir nosso jornal, pois alertamos as pessoas sobre desmatamento, poluição e outras questões ambientais da nossa região”, afirmou o estudante.