Estudantes do Sudoeste Baiano se destacam na Redação do ENEM 2020


Obter uma boa nota na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) desperta nos estudantes da rede estadual de ensino a expectativa de ingressarem no tão sonhado curso de uma universidade. No Sudoeste Baiano, os estudantes estão celebrando o bom desempenho na redação e com notas acima de 940, já fazem planos sobre a nova fase de estudos e sobre as profissões que escolheram para o futuro.

A estudante Hilary Aparecida, 18, que concluiu o Ensino Médio em 2020, no Colégio Estadual Eurides Santana, em Poções, está feliz por ter alcançado 980 pontos na Redação. “Eu fui estimulada pela minha família a ler e escrever desde muito pequena. Sempre estudei em escolas públicas aqui da minha cidade com excelentes professores, que contribuíram com este resultado. Pretendo estudar Direito e, sem dúvidas, esta nota auxiliará na minha aprovação”, disse, confiante.

Para a estudante Sthefany Batalha, 18, que acabou de terminar o Ensino Médio no Colégio Estadual Isaías Alves, também localizado em Poções, os conteúdos desenvolvidos pelos programas da SEC foram fundamentais na sua preparação para a redação do ENEM, na qual fez 960 pontos. “Me preparei muito com o auxílio da escola, por meio dos materiais do projeto ENEM 100% da SEC, que achei bem completo e importante para o aprendizado. Esta nota, que é de elevada importância para mim, me ajudará a tentar a faculdade de Nutrição”, revelou.

O estudante Claudio Henrique da Silva, 18, do Colégio Estadual José Moreira Cordeiro, em Cordeiros, obteve 940 pontos. “Esta nota representa meu esforço e dedicação. Toda semana escrevia uma redação sobre temas atuais e vinha me preparando desde 2019. Foi de fundamental importância o apoio da escola, dos familiares e dos amigos para que eu tivesse um bom desempenho na redação”, afirmou.

Em Vitória da Conquista, a estudante Franciele Barros, 19, que faz o curso técnico em Enfermagem, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Saúde Adélia Teixeira, conquistou 940 pontos. “Minha nota foi resultado de muita dedicação, pois eu estudei muito e assisti aos aulões da SEC disponibilizados gratuitamente no YouTube, além de ter colocado em prática o que eu aprendia nas aulas. Fiquei muito feliz com meu resultado final. Pretendo fazer faculdade de Odontologia e estou animada”, comentou. Na mesma cidade, Fábio Meira, 17, do Colégio Estadual José Sá Nunes, fez 600 pontos na Redação e conseguiu uma bolsa de 80% no curso de Odontologia da UniFTC, na qual já está matriculado.

Durante todo o ano de 2020, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) desenvolveu uma série de programas voltados à preparação dos estudantes para o exame. Dentre os quais estão o ENEM 100%, que envolveu aulões virtuais até às vésperas das provas; o Programa Universidade para Todos (UPT); o Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Simula SABE); e os programas “Estude em Casa” e “Hora do Enem”, exibidos pela TVE, em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Além disso, foram disponibilizados no Portal da Educação diversos conteúdos, como os Roteiros de Estudos e as Trilhas de aprendizagem, além dos conteúdos da Plataforma Anísio Teixeira e os da parceria com as 12 Instituições de Ensino Superior na Bahia.