Novembro Negro celebra Mês da Consciência Negra pelas Mundotecas da Bahia


Em celebração ao Mês da Consciência Negra o Projeto Mundoteca preparou uma programação especial nas bibliotecas de Poções, Planalto e Contendas do Sincorá, além dos espaços de leitura das comunidades remanescentes quilombolas Mumbuca e Sambambaia, Camulengo, Ginete, Moitinha e São Gonçalo.

Oficinas, contação de histórias, rodas de conversas, atividades de formação, lançamento de livro, peças de teatro, exibição de filmes e animações, encontros com representantes e líderes dos quilombos, música, dança e poesia integram as atividades do Novembro Negro da Mundoteca.

No dia 20 de novembro, instituído como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra em alusão ao líder negro Zumbi dos Palmares, e também no dia 21 de novembro a Mundoteca de Contendas do Sincorá vai realizar apresentação de teatro, exibição de filme sobre Zumbi dos Palmares e de um documentário sobre a história da cidade, exposição de artes, oficina de capoeira, oficina de arte afro e contação de histórias.

Outro destaque da programação do Novembro Negro, no dia 22, será a exibição do curta metragem “Lápis cor de Pele”, apresentação de vídeos da cultura afro, leitura de contos do livro “Histórias da Preta”, exposição de obras com temática de matrizes africanas e oficina de pintura em tela”, em Poções, em uma parceria da Biblioteca Municipal do município com a Mundoteca.

Também no dia 22 e, encerrando a agenda de comemorações ao Novembro Negro, a Mundoteca de Planalto terá apresentação do vídeo “O Surgimento do Dia da Consciência Negra”, seguido de roda de conversa. Apresentações de roda de samba, cantigas e reizados por moradores da comunidade Quilombola “Cinzento” também marcam as atividades.

Ao longo do todo mês de novembro também foram realizadas ações comemorativas em Camulengo, Ginete, Mumbuca, Moitinha e São Gonçalo.

A Mundoteca é um projeto que tem por objetivo principal proporcionar à comunidades o acesso gratuito e cotidiano a livros literários de diversos formatos e temáticas, viabilizado com recursos privados obtidos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e realizado pela FGM Produções Culturais.

Através da TBE (Transmissoras Brasileiras de Energia), conta com patrocínio das empresas Alupar e Taesa, que atuam no segmento de transmissão de energia elétrica e tem como premissa a promoção de projetos que contribuam para a educação de qualidade e acesso à cultura nas comunidades onde atuam.

 

SERVIÇO

Mundoteca de Poções

Biblioteca Municipal

Dia 22 de novembro a partir das 9h.

Rua Maneca Moreira, 46, Centro. Poções, BA.

 

Mundoteca de Contendas do Sincorá  Dia 20 de novembro das 8h às 17h.

Dia 21 de novembro das 8h às 20h.

Rua Almirante Tamandaré, 40.

Contendas do Sincorá, BA.

 

Mundoteca de Planalto

Dia 22 de novembro a partir das 8h30.

Praça José Pereira, Centro.

Planalto, BA.

 

 

SOBRE A FGM PRODUÇÕES

A FGM é uma produtora com mais de quinze anos de experiência em marketing cultural e atua no desenvolvimento de políticas corporativas de investimentos sociais e culturais, gerenciamento de patrocínios, elaboração e produção de projetos. O foco da empresa é o desenvolvimento de projetos de democratização e ampliação do acesso à cultura. Fazer da cultura um instrumento de transformação social é o princípio que orienta nosso trabalho.

 

SOBRE A TBE – TRANSMISSORAS BRASILEIRAS DE ENERGIA

Através das empresas TBE, Alupar e Taesa, empresas do segmento de

Transmissão de Energia Elétrica, chegam à Bahia para a implantação de novas Linhas de Transmissão, que ampliarão a capacidade de transmissão de energia, viabilizando o escoamento energético entre as regiões Nordeste e Sudeste. Através da Lei de Incentivo à Cultura, apoiam projetos educacionais e culturais nas regiões próximas aos empreendimentos onde atuam, com o intuito de contribuir para a valorização da cidadania, inclusão e desenvolvimento social, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, na busca de promover oportunidades de acesso à educação de qualidade e cultura para atuais e futuras gerações.