Praça CEUs recebe mostra de filmes a partir da próxima terça (16)


(Imagem: Divulgação)

A partir da próxima terça (16) a praça CEUs J. Murilo, localizada no Alto Maron, será palco da Mostra de Filmes “As Realidades Sociopolíticas do Século XX”, que exibirá filmes todas as terças e quintas, a partir das 19h. A entrada é gratuita.

 

Sob a curadoria do cineasta George Varaense e a coordenação do historiador Afonso Silvestre, a mostra tem por objetivo abordar as discussões geopolíticas que estão em pauta atualmente, fornecendo subsídios para que o público tenha uma argumentação sólida no debate.

 

Mas, se o objetivo é discutir a geopolítica atual, porque os filmes abordam o século XX? Afonso Silvestre, coordenador da mostra, explica: “Nós chegamos à conclusão de que, para compreender esse momento presente, que está acontecendo em todo o mundo, seria preciso entender os processos que ocorreram desde o início do século XX”. Assim, as exibições dos filmes serão acompanhadas de discussões conduzidas por pesquisadores da área de humanas, especialmente na área de história e de geografia.

 

Silvestre também conta que, além de debater a situação do mundo atualmente, a mostra também traz outro objetivo: apresentar o público ao cinema de arte. “Queremos formar plateia não apenas para o cinema de entretenimento, mas também para o cinema de arte, pro cinema que quer debater, pro cinema que quer mexer um pouco com as pessoas.”, conta.

 

Patrocinada pela Fundação Cultural do Estado da Bahia e realizada em parceria com a prefeitura municipal, a mostra se inicia com a exibição do filme Vá e Veja, que conta a história de Florya, um jovem camponês que se vê subitamente jogado em meio ao horror da Segunda Guerra Mundial. A discussão será conduzida por Geroge Varanese e Afonso Silvestre. Também passarão pela mostra filmes como A Montanha dos Sete Abutres, Facismo SA e O Abutre. A programação completa pode ser conferida aqui.

 

A Mostra de Filmes “As Realidades Sociopolíticas do Século XX” se encerra no dia 3 de maio, exibindo um total de 32 filmes