Rui Costa: “Podemos fechar absolutamente tudo, igual ao que Araraquara fez”


Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Rede Bahia, o governador Rui Costa disse que a Polícia Militar vai conduzir à delegacia os donos de estabelecimentos comerciais que descumprirem a ampliação do toque de recolher, que a partir desta segunda-feira, 22, que começará a partir das 20h até às 5h.

“Não há o que se falar em manter bares funcionando lotados. Eu vou insistir nesta tese, o que nós estamos restringindo agora é que os bares e restaurantes só funcionem até 18h, presencial, eles podem fazer delivery até as 23h, mas somente delivery e os outros serviços até as 20h”

Rui ameaçou fazer lockdown, caso o toque de recolher não gere os resultados esperados. “Eu peço a compreensão dos donos de estabelecimentos de bares e restaurantes e shoppings, se essa medida não surtir efeito e se não houver colaboração, a medida terá que ser mais drástica, igual ao que o município de Araraquara fez em São Paulo, fechar absolutamente tudo, então, para evitarmos o pior, inclusive para os negócios, é importante que todos colaboram com essas medidas mitigadoras, que visam reduzir com o menor impacto para a atividade econômica, o que estamos fazendo é ir lentamente, progressivamente, adotando as medidas pra ver se colhemos resultados”, disse.

OUÇA AQUI A FALA DO GOVERNADOR AMEAÇANDO LOCKDOWN:

Rui Costa avisa que a PM vai prender quem desobedecer novo toque de recolher em Vitória da Conquista.

Sobre a decisão da prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos de desobediência ao novo decreto, Rui disse que havia conversado com ela por telefone, mas ela não disse nada sobre desrespeitar o novo horário do toque. “Não é hora de fazer política, é hora de pensar na saúde das pessoas”, disse Rui.

Quem foi pego nas ruas a partir de 20h, além  de ser conduzido à delegacia responderá a inquéritos instaurados pelo Ministério Público.

Na tarde deste domingo (21), log após o governador do Estado, Rui Costa, publicar em suas redes sociais que vai ampliar o toque de recolher a partir desta segunda-feira (22), a Prefeita em exercício de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (DEM), informou através da SECOM, que até a próxima quinta-feira (25), continuará seguindo os Decretos Estaduais nº 20.233 e 20.234 e o Decreto Municipal nº 20.793, que restringe a locomoção ou permanência em vias, equipamentos, locais e praças públicas a partir das 22h, desrespeitando o decreto estadual.

A prefeita ainda fez questão de ressaltar que o transporte público coletivo encerrará as atividades às 22h30.