UPA de Conquista participa do ‘Maio Amarelo’ pelo respeito à vida no trânsito


Maio é o mês em que se institucionalizou o fortalecimento das ações educativas para promover a segurança no trânsito. Este é o propósito da campanha “Maio Amarelo”, destinada a chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo mundo.

A Unidade de Pronto Atendimento de Vitória da Conquista, UPA VC, está engajada na campanha e promoveu nesta sexta-feira, 24, palestras com os agentes do Sistema Municipal de Trânsito – SIMTRANS – de Vittoria da Conquista. Os palestrantes Carla Barbosa Santos e William dos Santos Abreu abordaram com os profissionais temas relevantes sobre os cuidados no trânsito, prevenção de acidentes, e outros.

Liliana Prado Coordenadora da Vigilância epidemiológica e membro da CCIH avalia a a importância da ação. “É uma campanha ampla de conscientização que se faz durante todo o mês de maio, conhecido como Maio Amarelo, e nós resolvemos promover uma série de atividades para chamar atenção para a importância dessa campanha”.

Deivid Raimundo coordenador da recepção parabenizou aos organizadores e avaliou a ação como positiva. “Somente com o envolvimento da sociedade e com a mudança de comportamento do cidadão é que nós conseguiremos promover essa conscientização de que o trânsito é de todos. Se nós não nos respeitarmos, não ficarmos atentos, infelizmente, vamos continuar com esses números estarrecedores de acidentes no Brasil”.

A escolha pelo mês de maio justifica-se por se tratar de um mês histórico para a segurança no trânsito e um marco mundial para o balanço das ações realizadas em todo o mundo. Foi no dia 11 de maio de 2011 que a ONU decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), que tem como meta a redução de 50% dos acidentes de trânsito com vítimas fatais. Já o Amarelo simboliza atenção e também a sinalização de advertência no trânsito. Daí a ideia de criação do Movimento Maio Amarelo.

Texto: Andrea Sued (Ascom UPA)