[VÍDEO]: Veja como deve ficar o Terminal Lauro de Freitas


A Prefeitura lançou nesta quinta-feira (23) a licitação para reforma da Estação da Avenida Lauro de Freitas. Relembre no vídeo abaixo o projeto desenvolvida por arquitetos e engenheiros da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana.

Entre as principais novidades o novo terminal terá quatro vias para corredores de ônibus – uma a mais que as três hoje existentes. Para que isso seja possível, os pontos de parada de ônibus ficarão mais próximos das calçadas laterais, o que alargará o espaço central e permitirá a existência de duas vias ali – totalizando, portanto, as quatro que estão previstas.

Outra medida será a modificação do tipo de estacionamento existente na Rua Francisco Santos. Hoje, os veículos são alinhados ali em ângulo. O projeto estabelece a mudança para o estacionamento em fila indiana, o que fará com que haja um espaço maior na via para a circulação de veículos. Espera-se que essa alteração tenha reflexos positivos também no tráfego pelo terminal, melhorando o fluxo.

O projeto prevê ainda a retirada da rotatória que hoje está situada no centro do terminal, onde atualmente há um sanitário público. Este sanitário, por sinal, será demolido. Outro, mais moderno e cumprindo todas as exigências em matéria de acessibilidade, será construído na parte de baixo, nos fundos do prédio que abriga a equipe de fiscalização.

Para que os pedestres possam circular com maior conforto, os calçadões serão mais largos e também respeitarão as noções de acessibilidade. Além disso, os pontos de ônibus serão reconstruídos com um material mais leve e resistente e terão cobertura mais larga (5,5 m). Isso evitará transtornos aos usuários do transporte coletivo, garantindo-lhes maior proteção em dias de chuva.