[VÍDEO]: Traficantes ordenam quarentena; ‘Se o governo não tem capacidade, vamos resolver’

O fato de os milicianos terem imposto uma medida sanitária que a Presidência se recusou a adotar, mostra um vácuo de poder que contribui para agravar ainda mais a situação no Brasil. No momento, o país é uma panela de pressão, para onde vai explodir?

Pouco a pouco, os países latino-americanos foram desligando as luzes e se colocando em quarentena como um mecanismo desagradável e doloroso, mas necessário, para conter a pandemia do COVID-19 .

No entanto, três países têm sido particularmente relutantes em tomar as medidas radicais necessárias para conter a propagação do vírus: México, Brasil e Chile. O argumento dos três tem sido o mesmo, proteger a economia. Mas a única maneira de conter a pandemia é maltratar a economia . Ao fazer isso, a possibilidade de os países se concentrarem na reconstrução é acelerada. .

O Brasil relatou o primeiro caso de COVID-19 no continente, relatando atualmente 3.477 casos confirmados e 93 mortes, apesar disso, Jair Bolsonaro , presidente, rejeitou as recomendações dos cientistas sobre o coronavírus, como fez no passado em relação às mudanças climáticas .

Em suas declarações, ele não apenas subestimou a seriedade do COVID – 19 – que ele descreveu como uma gripe simples – mas também negou as medidas de quarentena ou toque de recolher impostas pelos governadores nas diferentes regiões do Brasil.

As vozes de oposição a Bolsonaro foram sentidas não apenas nos setores de governo e oposição, mas também na população civil e mais surpreendentemente, do crime organizado .

Por meio de mensagens de texto e redes sociais, os milicianos impuseram um toque de recolher nas favelas do Rio de Janeiro a partir das 20h.

“Queremos o melhor para a população. Se o governo não tiver capacidade para lidar com isso, o crime organizado fará isso ” , afirmou a mensagem.

Como em muitas outras áreas da América Latina, África e Ásia, especialmente nas favelas do Rio de Janeiro, as condições sanitárias impedem as medidas mais básicas de prevenção de contágio: como pedir às pessoas que lavem as mãos a cada três horas, se Toda a água que eles têm deve ser usada exclusivamente para beber?

A economia está em tensão com a contenção da pandemia do COVID-19 de duas maneiras: por um lado, o distanciamento social essencial para evitar o contágio diminui a velocidade da economia e quebra vários elos da cadeia produtiva.

Isso, por sua vez, enfraquece a classe média e empobrece as classes mais baixas, o que as obriga a sair às ruas, porque diante da fome não há quarentena ou toque de recolher que valha a pena.

 

Siga o BCS em todas as Redes Sociais

Receba Notícias direto no seu Celular:

Relacionadas

Siga o BCS em todas as Redes Sociais

Receba Notícias direto no seu Celular:

Mais lidas

Noticias Recentes

Noticias Relacionadas