[Vídeo]: Cheios, ônibus expõem pessoas ao risco de contágio em Vitória da Conquista

Mesmo diante da pandemia do novo coronavírus muitos trabalhadores de Vitória da Conquista, BA, precisam se deslocar aos locais de trabalho por meio do transporte coletivo. O BCS recebeu imagens gravadas por um usuário, dentro de um coletivo da empresa Cidade Verde, que faz a linha R-16 Centro-Urbis 6.

As cenas também mostram o desrespeito ao decreto da prefeitura e recomendações da OMS.

Veja as cenas:

A situação tem deixado os motorista e cobradores ainda mais tensos e exaustos mentalmente.

Fiscalização
A Prefeitura de Conquista não está fiscalizando os coletivos, mesmo com diversas denúncias, até mesmo dos próprios rodoviários, que afirmam estarem sendo coagidos pela direção da empresa a “não deixar ninguém para trás”.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Rodoviários de Vitória da Conquista – SINTRAVC, a empresa Cidade Verde já foi notificada através de Ofício sobre a irregularidade e a Semob, responsável pela fiscalização e punição de infrações deste tipo, também foi informada da situação há algumas semanas.

Rodoviários denunciaram à PMVC e foram ignorados
Os próprios motoristas e cobradores da empresa Cidade Verde denunciaram a situação aos números de Whatsapp da Prefeitura especialmente criados para receber queixas de desrespeito ao Decreto, mas foram ignorados.

Perigo de contágio
O médico infectologista Carlos Starling explica que ônibus lotados não são indicados neste momento da pandemia da Covid-19. “Qualquer aglomeração, seja no transporte coletivo ou fora dele, não é adequado, pois aumenta o risco de transmissão”. E mesmo com os usuários utilizando máscaras o perigo permanece. “A máscara protege, mas quando a proximidade das pessoas é muito grande, esta proteção diminui. É preciso manter o distanciamento para que o uso da máscara seja efetivo”, alerta Starling. O especialista orienta os usuários a explicarem a situação enfrentada nos coletivos para os patrões. “Aqueles que puderem devem ajustar o horário de trabalho para fugirem do horário de pico”, completou o especialista.

Máscaras e álcool em gel
Para utilizar o transporte coletivo, tanto os funcionários da empresa, quanto os passageiros precisam utilizar máscaras. Caso o passageiro não aceite, a orientação é não permitir o embarque.

Siga o BCS em todas as Redes Sociais

Receba Notícias direto no seu Celular:

Relacionadas

Siga o BCS em todas as Redes Sociais

Receba Notícias direto no seu Celular:

Mais lidas

Noticias Recentes

Noticias Relacionadas