O deputado estadual Fabrício Falcão gravou um vídeo em defesa dos principais alvos da Operação Intercessor, deflagrada na última quarta-feira (23) pela Polícia Federal em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), para apurar o desvio na ordem de R$ 12 milhões envolvendo as prefeituras de Poções e Encruzihada.
Fabrício, que é dirigente do PCdoB, defendeu alvos da Operação, como a prefeita de Poções, Dona Nilda (PCdoB) e o ex-chefe de gabinete da prefeitura de Poções, que também já exerceu o cargo de prefeito do município, Otto Wagner de Magalhães, que chegou a ser preso por porte ilegal de arma. O prefeito de Encruzilhada, Dr Pedrinho, do mesmo partido, também é investigado.
“Caráter Inabalável”
No vídeo, o parlamentar fez questão de ressaltar sua amizade de mais de 20 anos com os acusados. “Duas figuras de caráter inabalável, duas figuras de ‘mão limpa’. Confio plenamente na prefeita dona Nilda, esta mulher apaixonada por Poções, e o amigo Otto Magalhães,” declarou Fabrício Falcão.
“São pessoas, duas figuras públicas, honestas de caráter e que têm a sua vida, sua vida pessoal, sua vida patrimonial, limpas… Eu, como deputado, como figura humana e como dirigente do PCdoB, confio plenamente, estarei ao lado da senhora Dona Nilda e doutor Otto, em qualquer situação.”
Fabrício Falcão disse que aposta na “Justiça” e no “povo de Poções”. “A justiça saberá as pessoas que são a senhora (Nilda), Otto e toda a sua família.. Por isso conte comigo, sempre,” finalizou o deputado.
A defesa veemente do parlamentar deixa claro que, mesmo sob a investigação que ainda está em desdobramento e promente novas revelações, o PCdoB regional está fechado com seus quadros.
Sobre a Operação
A Polícia Federal, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou nesta quarta-feira (23) a Operação Intercessor, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa suspeita de desviar e lavar recursos públicos federais repassados à administração municipal de Poções (BA) entre os anos de 2021 e 2023.
Ao todo, estão sendo cumpridos 25 mandados de busca e apreensão nos municípios de Poções, Encruzilhada, Barreiras e Vitória da Conquista, todos na Bahia.
Entre os alvos estão o prefeito de Encruzilhada, Dr Pedrinho (PCdoB), a prefeita de Poções, Dona Nilda (PCdoB) e o chefe de gabinete da prefeitura de Poções, que também já exerceu o cargo de vice-prefeito do município, Jorge Luiz.

As investigações apontam graves irregularidades em contratos de terceirização de mão de obra financiados com recursos do FUNDEB, SUS e FNAS, incluindo ausência de estudos técnicos, pesquisa de preços manipulada, superfaturamento e prestação fictícia de serviços.
O prejuízo estimado aos cofres públicos ultrapassa R$ 12 milhões.
De acordo com a PF, o grupo atuava de forma estruturada, utilizando empresas de fachada, familiares como intermediários financeiros, movimentações bancárias atípicas e ocultação de patrimônio para dar aparência de legalidade aos recursos desviados.
Os investigados poderão responder por organização criminosa, peculato, fraude à licitação, lavagem de dinheiro e crimes contra a legislação trabalhista.
A operação recebeu o nome de Intercessor em referência ao papel de intermediários usados para movimentar os valores desviados e mascarar o destino do dinheiro público.
(Com informações da Comunicação Social da Polícia Federal)
Nota Pública de Fabrício, na íntegra:
Tendo em vista as recentes notícias envolvendo a prefeita Dona Nilda e o ex-prefeito Dr. Otto Magalhães, reafirmo minha confiança no devido processo legal e nas instituições responsáveis pela apuração dos fatos. Acredito que todas as investigações seguirão com transparência, serenidade e respeito à verdade.
Conheço a trajetória, o compromisso e a integridade de Dona Nilda e do ex-prefeito Otto Magalhães. Ambos têm uma longa história de dedicação ao serviço público e ao desenvolvimento de Poções, sempre pautados pelo diálogo e pela responsabilidade com o povo.
Confio que os fatos serão devidamente esclarecidos e que a justiça prevalecerá, fortalecendo ainda mais a confiança da população nas instituições democráticas e no Estado de Direito.
Reitero que sigo à disposição de Poções e de toda a região, trabalhando com o mesmo empenho de sempre pelo desenvolvimento econômico, social e humano do Sudoeste Baiano, na certeza de que o trabalho sério e coletivo é o caminho para dias melhores.
Por fim, reafirmo meu compromisso com o povo de Poções, que é exemplo de força, dignidade e participação cidadã. Continuarei ao lado dessa gente trabalhadora, que contribui todos os dias para a construção de uma cidade mais justa, próspera e sustentável.
Deputado Fabrício Falcão (PCdoB)














