Durante sua passagem por Barra da Choça na última quinta-feira (23) onde foi inaugurar diversas obras, o governador da Bahia foi questionado por nossa reportagem sobre a duplicação da Avenida Presidente Vargas – obra iniciada em 2020, orçada em mais de R$ 16,4 milhões e marcada por atrasos e acidentes fatais –, Jerônimo culpou a empresa vencedora da licitação. e disse que o governo deu o maior azar, “mas gente não largou, não soltou a mão”.
Apesar da justificativa, Jerônimo garantiu que o Governo do Estado não “largou a mão” e que a SEINFRA já está pronta para a entrega final da obra, que teve seu prazo adiado sucessivamente (dezembro de 2024 e agora para outubro deste ano).

A duplicação da Avenida Presidente Vargas em Vitória da Conquista começou em 2020, com prazo de execução de 8 meses. Orçada em mais de R$16,4 milhões, até o presente momento não foi concluída, com nova previsão para dezembro de 2024 e agora outubro deste ano.
Com sinalização precária em um perímetro onde os veículos, inclusive carretas, trafegam em alta velocidade. O local ainda é passagem de pedestres, incluindo crianças que estudam em escolas que margeiam a via. Muitas mortes já foram registradas.
Jerônimo disse ainda que combinou com a prefeira Sheila Lemos uma parceria com a Secretaria de Trânsito, para fazer uma agenda “que ao invés de provovar acidentes, não cause prejuízos para as pessoas”.
OBRAS DE BATÉ PÉ
Sobre a conclusão das obras de Bate Pé, zona rural de Conquista, o governador falou disse que “muita gente não acreditava” e que “é sempre assim, é uma disputa da realidade das empresas, da dificuldade de tempo, e algumas pessoas torcendo contra”.
ESAÚ MATOS
Sobre a promessa de ampliação da maternidade Esaú Matos, feita à prefeita Sheila Lemos, disse que tem total interesse e que o presidente Lula também está de acordo. “Espero que a gente possa, às 3 mãos, o governo federal, estadual e municipal, construir os ambientes e os equipamentos de saúde que Conquista merece, fortalecendo assim a atenção básica, espero que até o início do ano a gente possa ter notícias boas pra essa agenda de saúde aqui no município de Conquista”.
OBRAS EM BARRA DO CHOÇA
Conhecida como a “Capital do Café”, Barra do Choça, localizada no Sudoeste baiano, foi contemplada com entregas de obras pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
A Cooperativa Mista de Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Cooperbac) recebeu um galpão para armazenamento de café, um galpão para torrefação, além de outros equipamentos e um caminhão-baú. Os investimentos fortalecem a produção de cafés de alta qualidade, melhoram a logística de comercialização e contribuem para a geração de mais de 200 postos de trabalho diretos.
Essas entregas se somam à unidade de beneficiamento de café, já em pleno funcionamento, aos equipamentos voltados à qualificação da base produtiva e ao Laboratório de Classificação Sensorial de Café, que habilita os produtos da Cooperbac para comercialização junto a grandes marcas nacionais.
Já a Cooperativa de Leite de Barra do Choça (CLBC) recebeu, requalificada e totalmente equipada, a Unidade de Beneficiamento de Leite, localizada no KM-2 da estrada para Caatiba. O espaço agora conta com placas solares, garantindo mais sustentabilidade e a entrega de um produto ainda mais seguro aos consumidores. A modernização também amplia o mercado para os derivados da marca Leite da Barra.
“Foram entregas estruturantes, de extrema importância para a agricultura familiar baiana. A Cooperbac recebeu essa nova estrutura do galpão de armazenamento para ampliar a comercialização do café, um produto da mais alta qualidade, e tivemos também a unidade de beneficiamento de leite, um importante equipamento para o desenvolvimento desse município, que qualifica a produção e gera renda para os produtores da região”, destacou Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR.
Joara Oliveira, presidente da Cooperbac, reforçou que essas entregas serão muito importantes para a comercialização dos cafés. “Já tivemos vários históricos de produtores que perderam a qualidade por falta de um local adequado para o armazenamento, ou vendeu para atravessadores, porque não tinham local para armazenar. Então, a estrutura do galpão é importante porque foi projetado para manter o café sem umidade e com a qualidade que os nossos cafés têm”.
O diretor comercial da CLBC, Walter Felix da Silva, agradeceu o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal, ressaltando que o investimento permitirá agregar valor ao leite produzido e garantir um preço mais justo aos produtores. “Sem esse apoio, não estaríamos inaugurando essa unidade. Foi fundamental, porque não tínhamos condições de alavancar o projeto sozinhos. Isso vai ser muito importante para a cadeia leiteira de Barra do Choça”, afirmou.
Esses investimentos na cafeicultura e bovinocultura de leite foram realizados pelo Governo do Estado, via Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural.
Outras entregas
Durante a visita, também foram entregues, por meio de emendas parlamentares, diversos equipamentos agrícolas, como roçadeira hidráulica, grade aradora e caixas d’água de 10 mil litros, beneficiando diretamente a agricultura familiar local.
Concurso de Qualidade do Café
A comitiva do Governo do Estado participou ainda da edição do Concurso de Qualidade de Café de Barra do Choça, que este ano realizou, pela primeira vez, o Concurso de Café Feminino, voltado às cooperadas da Cooperbac, e o 1º Concurso de Café do Sudoeste Baiano.
A iniciativa, promovida pela Cooperbac, valoriza os produtores locais, estimula a excelência na produção e amplia a visibilidade dos cafés especiais da Bahia no mercado nacional.















