O Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC) deu início ao serviço de Radioterapia com o atendimento do primeiro paciente da unidade. Aos 79 anos, o senhor Gionor Rodrigues do Prado, morador do município de Poções, iniciou o tratamento com esperança, gratidão e confiança na equipe.
Diagnosticado com câncer de próstata em 2004, seu Gionor já enfrentou diferentes etapas da doença ao longo dos anos. Em 2009, realizou tratamento fora do estado. Em 2023, a doença retornou, e desde então ele vem realizando tratamento quimioterápico. Há cerca de 15 dias, foi solicitada a radioterapia, que tem início nesta terça-feira (16) no CHVC.
Para o paciente, a possibilidade de realizar o tratamento mais perto de casa representa acolhimento e qualidade de vida. “A partir do momento que você chega num lugar que é bem recebido, bem tratado, mesmo não estando bem, o astral da gente vai lá em cima”, relatou.
Seu Gionor destaca a diferença entre tratar-se longe da família e poder contar com o apoio dos filhos e netos. “Antes, eu precisei ir para longe, fora da família. Hoje é como se eu estivesse dentro de casa. A batalha existe, mas ela fica mais leve.”
Com bom humor e força, ele afirma que manter a alegria é essencial durante o tratamento. “Se eu baixar a cabeça, não resolvo nada. Eu sou brincalhão, faço graça com meus filhos e netos para distrair, para o tempo passar.”
O paciente também fez questão de elogiar o atendimento recebido no CHVC. “Sou muito bem recebido por todos: recepção, portaria, enfermeiras, psicologia, serviço social, médicos… é uma equipe grande e muito atenciosa. Eu me sinto bem cuidado aqui.”
O início do serviço de Radioterapia no CHVC representa um avanço significativo para a saúde pública da região, garantindo acesso ao tratamento oncológico com mais dignidade, humanização e proximidade familiar, evitando deslocamentos para outros estados.
“Só de estar aqui, já deu tudo certo. Se Deus quiser, vai dar tudo certo”, concluiu seu Gionor, momentos antes de iniciar o preparo para a primeira sessão de radioterapia.















