Chuva e ventos de até 60 km/h: Conquista segue em alerta até esta terça

Chuva na cidade de São Paulo, em imagem de arquivo usada para ilustrar a previsão nacional
Chuva em São Paulo, em imagem de arquivo. A fotografia não é de Vitória da Conquista. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil.

Aviso amarelo prevê chuva de 20 a 30 mm por hora ou até 50 mm por dia; valores são previsão, não volume medido no município.

Vitória da Conquista permanece na área de um alerta amarelo de chuvas intensas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), válido até as 23h59 desta terça-feira (20). O aviso prevê chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos de 40 a 60 quilômetros por hora.

O município aparece nominalmente na abrangência do aviso, consultado nesta terça-feira. A classificação é de perigo potencial, com baixo risco de corte de energia, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas.

Os volumes e as velocidades indicados são parâmetros de previsão do alerta. Eles não representam chuva ou vento já medidos em Vitória da Conquista nem confirmam a ocorrência de danos no município.

Cuidados durante as tempestades

  • Não se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento;
  • Não estacionar perto de torres de transmissão ou placas de propaganda;
  • Evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
  • Acompanhar as atualizações da Defesa Civil e do Inmet.

O aviso do Inmet orienta buscar informações com a Defesa Civil, pelo 199, e com o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Corredor de nuvens atinge diferentes regiões

No panorama nacional publicado pela Agência Brasil na segunda-feira (19), o Inmet apontou a atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul, sistema que organiza um corredor de nuvens e favorece chuvas intensas em diferentes áreas do país.

A previsão daquele dia abrangia trovoadas em áreas do Norte e do Centro-Oeste, no extremo norte de Minas Gerais e em grande parte da Bahia. O balanço também descrevia instabilidade em outros pontos do Nordeste e tempo frio e mais seco no Sul.

Esse panorama se refere à segunda-feira. Para a orientação local nesta terça, a referência é o aviso ativo do Inmet que inclui Vitória da Conquista.

Acompanhe os avisos oficiais

Consulte o portal do Inmet. O aviso de chuvas intensas nº 28519, consultado nesta terça-feira, pode ser conferido na lista técnica de avisos ativos, em formato JSON.

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil (São Paulo, imagem de arquivo; não retrata Vitória da Conquista).

Com informações de Agência Brasil, com atualização do alerta a partir dos avisos ativos do Inmet.

Siga o BCS em todas as Redes Sociais

Receba Notícias direto no seu Celular:

Relacionadas

Siga o BCS em todas as Redes Sociais

Receba Notícias direto no seu Celular:

Mais lidas

Noticias Recentes

Noticias Relacionadas