A vida do conquistense não tem sido fácil. Não bastasse lidar com as consequências de se viver em uma cidade onde obras de drenagem sempre foram relegadas, com as últimas chuvas, novos problemas começaram a ocorrer, como mudanças na cor e gosto da água, quedas de energia e até choques elétricos durante a sagrada hora do banho.
Leia as explicações das empresas responsáveis pela água e luz.
EMBASA
Depois de muitas reclamações dos moradores de Vitória da Conquista sobre a água salobra e escura, a Embasa informou que isso ocorre devido ao recente período de chuvas intensas, em que houve alteração nas características da água bruta dos mananciais (Água Fria I e II, Catolé e Gaviãozinho) que abastecem o sistema de Vitória da Conquista.
A empresa disse ainda que durante o final de semana foram realizados ajustes no processo de tratamento para garantir a potabilidade da água fornecida conforme o que estabelece o Ministério da Saúde.
A Embasa continua trabalhando para que características de cor e sabor da água também retornem ao habitual.
Caso algum cliente verifique mudança na água fornecida em seu imóvel, orientam entrar em contato com os canais de atendimento: Teleatendimento Gratuito 0800 0555 195, Agência Virtual (Aplicativo e Site) e Whatsapp pelo número (71) 99717-0999.
Alguns moradores estão estranhando o fato de que sempre ocorreram chuvas torrenciais na cidade, mas nunca tinham afetado cor e gosto da água. Também questionam se essa água pode acarretar danos ao organismo das pessoas e animais.
COELBA
Por meio de nota, a empresa disse que “a Neoenergia Coelba tomou conhecimento de interrupções de energia específicas ao serem ligados chuveiros elétricos em condomínios e residências de Vitória da Conquista e esclarece que a rede elétrica dessas regiões está normal.
A concessionária realizou uma análise criteriosa do sistema de distribuição e verificou que é uma situação interna das residências, ligada à alteração química da água. Esta modificação provoca o desarme do equipamento DR dos imóveis, que imediatamente interrompe o fornecimento de energia da unidade.
Em atenção aos consumidores que estão vivenciando este caso, a Neoenergia Coelba orienta que procurem eletricistas residenciais para que seja realizada a análise do sistema elétrico interno dos imóveis. A distribuidora reforça que a rede elétrica da região, que é de sua responsabilidade, encontra-se em estado de normalidade e se mantém à disposição.“