Além das queixas por conta do fim dos estacionamentos na Avenida Siqueira Campos, antes uma movimentada via comercial, empresários que possuem lojas no local estão sendo vítimas de constantes arrombamentos no período noturno. Em entrevista ao repórter Jackson Mendes, no programa Bora Nordeste da TV Band Bahia, o comerciante Paulo, que há 23 anos tem, loja no local, comparou o local à ‘Cracolândia’.
Em nota, a Polícia Militar, através da 77ª CIPM, subordinada ao Comando de Policiamento da Região Sudoeste, informou “que está atenta às constantes demandas de Segurança Pública , verificadas não somente através dos índices de ocorrências registradas, como também por meio do acompanhamento das mídias sociais e órgãos de informação, e evidencia uma preocupação no que se refere aos casos relacionadas a furto qualificado, popularmente conhecido como arrombamento, praticados contra estabelecimentos comerciais, situados na área Leste de Vitória da Conquista, razão pela qual estará intensificando o policiamento na localidade, bem como, desenvolvendo ações e operações policiais para prevenir e reprimir as diversas práticas delituosas”.
Embora não tenha nominalmente citado a Avenida Siqueira Campos, a nota se refere a mesma, tendo em vista que esta tem sido o foco das últimas ocorrências, amplamente divulgada no noticiário das tv´s, rádios e blogs locais.
A Polícia Militar disse ainda, que no mês de abril, por meio da Operação Guardião Noturno, efetuou diversas prisões de acusados de cometer tais delitos e que o modelo de ação será novamente adotado, fortalecendo a presença policial durante as horas de maior vulnerabilidade, visando a proteção dos cidadãos patrimônios.
Em entrevista cedida ao podcast do site AZNews, em setembro de 2023, a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, comentou sobre a reivindicação dos comerciantes da Avenida Siqueira Campo, que culpam a prefeitura pelo que chamam de “morte” do comércio na região, segundo os mesmos, em decorrência da eliminação dos estacionamentos para dar lugar à faixa exclusiva de ônibus.
Para Sheila, não é a falta de estacionamento que está esvaziando o comércio no local, mas a recessão e até mesmo a expansão do comércio nos bairros. “Nós estamos em um período de recessão. O comércio está esvaziado não é só na Siqueira Campos, é na própria zona comercial. Outra coisa, o comércio está se expandindo, antes quase não tinha comércio nos bairros, praticamente apenas no bairro Brasil e Patagônia, nos outros não tinha”, disse.
A prefeita disse que recebeu os comerciantes que fizeram protestos e propôs, entre outras medidas, melhorar o espaço de carga e descargas, alargar as calçadas e determinar que a guarda municipal reforce a segurança, outra queixa dos empresários. “O alargamento de calçadas é para melhorar a trafegabilidade das pessoas, porque quem compra não são os carros, são as pessoas”, disse.