A Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás, apresentou nesta segunda-feira, 15, em Vitória da Conquista, o projeto de expansão no estado. Os investimentos em Vitória da Conquista serão na ordem de 70 milhões de reais, referentes à construção da rede local com 58 km de extensão.
As obras da primeira fase, com extensão de 3km para atendimento ao distrito industrial dos Imborés, já com previsão de conclusão no final deste ano.
Posteriormente, com a construção do gasoduto estruturante, de cerca de 150km, é previsto um investimento de mais 260 milhões.
Em entrevista ao nosso blog, Luiz Gavazza, diretor-presidente da Bahiagás e do Conselho de Admistração da Abegás, falou sobre a importância do projeto para Vitória da Conquista. “Com 6,5 milhoes de metros cúbicos dia, nós deixamos de poluir.10,2 milhões de toneladas de carbono, isso equivale ao plantio de 8,4 milhões de árvores”, disse.
Biometano – Gavazza disse ainda que Vitória da Conquista vai sediar um projeto piloto com a Embasa, para reaproveitar os dejetos do esgotamento sanitário e transformá-los em biometano, a partir dessa fonte do esgotamento sanitário.
Empregos – Luiz Gavazza ressaltou ainda a geração de empregos e fortalecimento da indústria local. “Quando a gente está construindo um gasoduto, a gente emprega temporariamente. A gente é aluga canteiros. .A gente é promove a indústria é da gastronomia, da hotelaria. Mas quando a gente termina o gasoduto e com ele a operação, a gente tá viabilizando indústrias com melhor condição econômica, que podem ampliar os seus negócios, empregar mais gente”
Atualmente a Bahiagás está presente em 22 municípios (52% PIB-BA) e pretende alcançar 68 cidades, atingindo 78% do PIB industrial do Estado.