Cães abandonados atacam pessoas nas ruas de Conquista; Prefeitura promete iniciar castrações

Moradores de Vitória da Conquista continuam se queixando da quantidade de cães abandonados nas ruas e até ataques destes a transeuntes. Nesta semana, um jovem foi atacado por diversos cachorros nas imediações do Posto Tigrão, em frente ao monumento ao gari. A cena foi presenciada pelo Blog do Caíque Santos.

É comum em vários pontos da cidade observarmos matilhas de cães perambulando pelo meio da rua, causando riscos de acidentes no trânsito e outros problemas. Os cães espalham lixo pelas rua, contribuindo com a proliferação de insetos – como baratas e escorpiões além de contribuírem com vários tipos de contaminação.

Estima-se que a quantidade de animais na cidade ultrapasse os 10.000 cães.

Apesar da cidade de Vitória da Conquista já ter um Centro de Serviço de Zoonoses (CSZ), a cargo de apenas uma clínica veterinária e com ações pontuais, a demanda ainda é muito alta, sendo necessária a construção de um Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A cidade de Vitória da Conquista é a única cidade do Brasil, com mais de 300 mil habitantes, que não dispõe de um Centro de Controle de Zoonoses, o que é exigido pelo Ministério da Saúde.

A Prefeitura e alguns parlamentares chegaram a anunciar a implantação, mas até agora nada. A Prefeitura cedeu o terreno, mas falta verba. O CCZ não serve apenas para os cachorros e gatos, mas também para o controle e diagnóstico das zoonoses urbanas como dengue, raiva, leishmaniose e leptospirose.

Os órgãos semelhantes em funcionamento em várias cidades do Brasil atuam com ações de proteção animal como vacinação e castração de cães e gatos. Promove também ações de educação em saúde como a da posse responsável de animais.

Em nota ao Blog do Caíque Santos a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que realiza o trabalho de educação em saúde sobre a guarda responsável de animais, já que muitos desses cães possuem donos, mas são criados soltos nas ruas. Ainda de acordo com a nota, a SMS segue conscientizando a população para não abandonar animais e reforça que, além de ser crime, o abandono pode provocar danos irreversíveis aos animais.

A Secretaria reiterou também que possui parceria com ONG’s do município, para abrigar os animais que são recolhidos nas ruas e que está prevista, para este semestre, a retomada das castrações de cães e gatos de rua.

“A SMS orienta que sempre que uma pessoa for agredida por um animal, deve lavar o local com água e sabão, e se dirigir a uma unidade de saúde do município, onde os profissionais irão aplicar o protocolo adequado para cada situação”, encerra a nota.

Siga o BCS em todas as Redes Sociais

Receba Notícias direto no seu Celular:

Relacionadas

Siga o BCS em todas as Redes Sociais

Receba Notícias direto no seu Celular:

Mais lidas

Noticias Recentes

Noticias Relacionadas