CALOR : Vitória da Conquista tem alertas amarelo e vermelho do INEP até sexta-feira (17). Confira instruções
O aumento da intensidade da onda de calor que afeta o Brasil fez o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliar, nesta segunda-feira (13), o alerta de “grande perigo” por causa das temperaturas acima da média para 15 estados e o Distrito Federal e estender o aviso até sexta-feira (17).
Vitória da Conquista foi notificada com Alerta Vermelho por conta da onda de calor e risco à saúde, por conta da temperatura, que está 5ºC acima da média, no período maior do que cinco dias.
Já o alerta amarelo se deve à umidade relativa do ar, variando entre 30% e 20%. Há baixo risco de incêndios florestais e à saúde. Essa combinação entre altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar favoreceu à ocorrência de focos de incêndio em vários pontos de Vitória da Conquista neste final de semana e a Brigada de Incêndios da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) entrou em ação para debelar o fogo.
Estão sob alerta de “grande perigo”:
- Amazonas
- Rondônia
- Pará
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Tocantins
- Goiânia
- Paraná
- São Paulo
- Minas Gerais
- Bahia
- Piauí
- Espírito Santo
- Rio de Janeiro
- Maranhão
- Distrito Federal
O alerta é válido até as 23h59 da próxima sexta (17).
Instruções
“Nesse sentido, é importante redobrar a atenção com alguns cuidados: beber bastante água, usar protetor solar, evitar exposição direta ao sol, usar roupas leves, fazer uma alimentação saudável, usar bonés ou chapéus para proteção, evitar esforço físico extenuante e, caso o faça, lembrar dos repousos em áreas de sombra e arejados”, alerta o coordenador médico da Atenção Básica, João Augusto Porto.
Alguns grupos merecem mais atenção nessa situação, como as crianças, os idosos e os acamados, pois são mais suscetíveis à vasodilatação no calor e podem apresentar dificuldade na regulação da temperatura do corpo. “Atenção às crianças, idosos e pacientes acamados, que, algumas vezes, não conseguem sinalizar sede, então deve-se oferecer água com mais frequência e com atenção”, sugere o médico.
Em qualquer intercorrência, as pessoas devem acionar a Defesa Civil, por meio do 199, ou o Corpo de Bombeiros, por meio do telefone 193.
Contribua para a disseminação do conhecimento.
Assista aos 02 vídeos abaixo e compartilhe com todos.