Campanha Nacional de Coleta de DNA é realizada em Vitória da Conquista e outras 31 cidades baianas

Material biológico será inserido em Banco de Perfis Genéticos da Polícia Técnica da Bahia e confrontado com amostras de outros Estados.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) da Bahia está participando da Campanha Nacional de Busca por Pessoas Desaparecidas, com foco na coleta de DNA de familiares de desaparecidos.

A mobilização no estado acontece entre os dias 5 e 8 de agosto, período em que os parentes podem registrar boletim de ocorrência, realizar entrevista e coletar o material biológico em um só local.

Em Vitória da Conquista, as coletas acontecem no prédio do DPT, no Complexo Policial, das 8h às 17h. Para participar, é necessário apresentar BO e documento pessoal. A coleta é gratuita e o DNA será inserido no Banco de Perfis Genéticos, podendo ser cruzado com amostras de corpos não identificados, ossadas ou até pessoas internadas sem memória.

O objetivo é ampliar a base genética estadual e nacional, permitindo cruzamentos entre diferentes regiões do Brasil. Segundo Alessandro dos Santos Carvalho, administrador do banco de perfis genéticos da Bahia, muitas famílias que já fizeram boletim de ocorrência ainda não tiveram seu DNA coletado. “Essas campanhas resgatam situações que ficaram pelo caminho e aumentam as chances de identificação”, destacou.

Atualmente, o Banco da Bahia já possui 720 amostras entre desaparecidos e familiares, com 12 identificações confirmadas. O diretor-geral da Polícia Técnica, Osvaldo Silva, reforça: “Quanto mais perfis no sistema, maior a chance de identificação. Por isso, campanhas como essa são fundamentais”.

Além de Vitória da Conquista, outras 31 cidades baianas contam com unidades da Polícia Técnica que participam da campanha. Veja a lista completa:

Feira de Santana, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Santo Amaro, Serrinha, Irecê, Jacobina, Itaberaba, Camaçari, Itabuna, Ilhéus, Valença, Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Barreiras, Santa Maria da Vitória, Luís Eduardo Magalhães, Bom Jesus da Lapa, Juazeiro, Euclides da Cunha, Senhor do Bonfim, Paulo Afonso, Jequié, Itapetinga, Guanambi, Brumado, Vitória da Conquista, Ilha de Vera Cruz, Seabra, Eunápolis, Itamaraju e Barra.

A ação é coordenada pela Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG), do Ministério da Justiça, com apoio das coordenações de Genética e Antropologia Forense da Polícia Técnica da Bahia.

Foto: ASCOM/ DPT

Para mais informações, acesse: www.ba.gov.br/policiatecnica

Siga o BCS em todas as Redes Sociais

Receba Notícias direto no seu Celular:

Relacionadas

Siga o BCS em todas as Redes Sociais

Receba Notícias direto no seu Celular:

Mais lidas

Noticias Recentes

Noticias Relacionadas