[CETAS]: Aves apreendidas do tráfico de animais silvestres são reintroduzidas no sertão da Bahia

O Centro de Triagem de Animais Silvestres de Vitória da Conquista (Cetas) devolveu 13 araras ao seu habitat natural no sertão baiano nesta sexta-feira (22) . As aves foram apreendidas em operações de combate ao tráfico de animais silvestres e foram soltas após o período de reabilitação. Algumas estão há dois anos a espera da liberdade.

Além das araras, 30 papagaios estão em ambientação para serem soltos daqui a 25 dias.

De acordo com a veterinária Rosana Ladeia, responsável pelo projeto, todas as aves foram identificadas, anilhadas  e micro chipadas e mesmo após a soltura continuarão a ser monitoradas por veterinários e biólogos. “As aves foram sexadas por exame de DNA feito pela UFBA de Conquista. Ainda foram feitos diversos exames de sangue e fezes, para comprovar que estão sendo soltas saudáveis e não possam.levar nenhum tipo de doença para a natureza”, explica Ladeia. O projeto tem o apoio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos- Inema.

CETAS – Implantado em 2000, é uma unidade de referência, tanto no estado, quanto fora dele, em razão da qualidade dos trabalhos prestados para a preservação da biodiversidade. Com sede no Parque Municipal da Serra do Periperi, o Cetas tem por objetivo recepcionar e recuperar animais silvestres apreendidos pela fiscalização ambiental e destiná-los ao seu habitat.

Desde a sua criação, o CETAS tem cumprido um papel relevante na preservação da fauna nativa regional e nacional, reduzindo o alto índice de mortalidade de animais durante o tráfico e contribuindo para a construção de uma consciência preservacionista e para o desenvolvimento de estudos e pesquisas de diversas instituições.

Endereço: Parque Municipal Da Serra do Periperi, s/nº, Guarani
Horário de Atendimento: 8 às 12h e das 14 às 18h
Telefone: (77) 3423-2247
E-mail: [email protected]

Siga o BCS em todas as Redes Sociais

Receba Notícias direto no seu Celular:

Relacionadas

Siga o BCS em todas as Redes Sociais

Receba Notícias direto no seu Celular:

Mais lidas

Noticias Recentes

Noticias Relacionadas