Vitória da Conquista registrou uma média de 19,75 milímetros de chuva na noite desta segunda-feira (19). Apesar do volume, não houve registros de danos graves em outras áreas da cidade.
O principal problema ocorreu na Rua Lourival Cairo, no bairro Recreio, onde uma cratera se formou após forte enxurrada em um trecho que passava por intervenção da Embasa na rede de esgoto.

De acordo com a Prefeitura, o bairro Recreio foi o local com maior volume pluviométrico, chegando a aproximadamente 28 milímetros em um curto período.
A combinação entre a chuva intensa e a obra em andamento contribuiu para o rompimento do pavimento. Prefeitura disse, de nota, que a via já estava incluída no cronograma de pavimentação do município para os próximos dias.
Na manhã desta terça-feira (20), equipes da Defesa Civil, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) e da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) estiveram no local para avaliar os danos e iniciar os reparos emergenciais.
Segundo a Seinfra, a recuperação definitiva da rua será realizada de forma conjunta entre a Prefeitura e a Embasa, após estudos técnicos para garantir que a estrutura suporte novos episódios de chuva intensa.
“A obra é da Embasa, mas estamos acompanhando todo o processo para que a solução seja rápida e definitiva”, afirmou o engenheiro da Prefeitura, José Cotinguiba.
Monitoramento segue em áreas críticas
A Defesa Civil informou que o Comitê Permanente de Gerenciamento de Crise segue monitorando os pontos da cidade historicamente mais vulneráveis a alagamentos. Entre as áreas que exigem atenção redobrada estão o bairro Lagoa das Flores e as regiões mais baixas dos bairros Jurema e Alegria.
Segundo a coordenadora da Defesa Civil, Rosângela Freitas, equipes seguem de prontidão para agir em caso de novos registros de chuva intensa.
Alerta Amarelo permanece até domingo
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o Alerta Amarelo para Vitória da Conquista, válido até às 23h59 do próximo domingo (25). A previsão indica chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos que podem variar entre 40 e 60 km/h.
O geógrafo da Defesa Civil, Kaíque Brito, explicou que as chuvas são típicas deste período do ano e estão associadas à Zona de Convergência do Atlântico Sul. “A previsão é de precipitações próximas a 30 milímetros, que podem ocorrer de forma distribuída ao longo da semana ou de maneira concentrada”, explicou.
Orientações à população
Durante o período de alerta, o Inmet recomenda que a população evite se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda e evite o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante tempestades.
Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone (77) 3229-3456 ou pelo WhatsApp (77) 98856-5070. O Corpo de Bombeiros atende pelo número 193.
















