Com o tema nada será como antes, Festival Suíça Bahiana movimentou cenário cultural de Vitória da Conquista
Suspenso por dois anos por conta da pandemia Covid-19, o Festival Suíça Baiana voltou a movimentar a cena cultural de Vitória da Conquista, de forma presencial, neste final de semana, com shows gratuitos no Centro Cultural Glauber Rocha. Nos dois palcos, 20 atrações musicais se apresentaram. Entre elas, artistas conquistenses e de outras cidades brasileiras, a exemplo da banda Nervosa, reconhecida internacionalmente e considerada um dos principais nomes do metal brasileiro da atualidade.
Realizado pelo Coletivo Suíça Bahiana e pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, o evento, que faz parte do calendário cultural do município há mais de uma década, trouxe como tema este ano “Nada será como antes” e homenageou os 50 anos do Clube da Esquina.
Segundo o coordenador do evento, Gilmar Dantas, a realização do Suíça Bahiana neste formato só é possível graças à parceria com a Prefeitura. “Assim como nos outros eventos calendarizados da cidade, Moto Rock, Semana de Cultura Evangélica, Mostra Cinema Conquista, a Prefeitura assume parte dos custos do evento, por meio de Lei Municipal, então isso facilita. Ao invés de cobrar o ingresso, a gente busca outros atores locais, outras formas de poder complementar o custo”, explicou Gilmar.
Confira as fotos
Com entrada gratuita e em novo espaço, o evento pôde ampliar suas atrações, com espaço infantil, mercado cultural, estúdio de tatuagem e feira gastronômica. “Outro diferencial foi o horário do evento, abrimos os portões às 13h, o que proporciona a participação de outros públicos, como crianças e idosos”, ressaltou o coordenador.
Karoline Vieira, de 20 anos, aprovou o novo formato do festival e as atrações. Para ela, que é fã do metal rock, o evento é uma grande oportunidade para curtir as bandas que estão fazendo sucesso no momento, como a Nervosa, que é formada exclusivamente por mulheres. “Para mim que curto muito rock, o evento está muito top, porque é muito difícil rolê de rock em Conquista. Hoje eu só vim por causa de Nervosa, já era para elas terem vindo antes, por isso hoje estou aqui”, declarou Karoline.
Texto: SECOM/PMVC
Fotos: @phdasfotos