Vitória da Conquista está sob alerta amarelo de perigo potencial de tempestades para esta terça-feira (27), com previsão de chuva de 20 a 30 milímetros por hora, rajadas de vento de 40 a 60 km/h e possibilidade de queda de granizo. Segundo a Prefeitura, o aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) vale das 0h01 às 23h59.
O alerta aponta baixo risco de cortes de energia, estragos em plantações, alagamentos e queda de galhos de árvores. A previsão é um aviso de risco, não uma confirmação de que todos esses fenômenos ocorrerão.
A Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) também informou previsão de aumento das chuvas a partir de terça-feira, com volumes de 25 a 40 milímetros. O comunicado municipal não detalha o intervalo de acumulação dessa estimativa.
Cuidados durante o temporal
Em caso de rajadas de vento, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda de galhos e descargas elétricas. Também deve ser evitado estacionar perto de torres de transmissão e placas de propaganda.
O Inmet recomenda ainda evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante a tempestade.
Em situações de emergência ou para receber orientações, a Defesa Civil atende pelo 199 e pelo (77) 8856-5070, número divulgado pela Prefeitura. O Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo 193.

Com informações da Prefeitura de Vitória da Conquista.













