Conquista: Falta insulina na Farmácia da Família. Em meio à guerra na Ucrânia, Bahiafarma aguarda quase 7 milhões de doses do país europeu

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou que as Farmácias da Família I e II do município estão sem estoque de insulina para distribuição aos pacientes cadastrados no programa. Desde o mês de janeiro que os estoquees foram pedidos à  Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e  ainda não foi recebido.

A insulina é adquirida pelo Ministério da Saúde, que envia para os Estados que, por sua vez, distribui aos municípios, de acordo com o pedido mensal.

A guerra da Ucrânia pode trazer consequências para a produção de insulina na Bahia. Isso porque a Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma) aguarda o envio de quase 7 milhões de doses do medicamento vindas do país do leste europeu.

O contrato com a empresa ucraniana Indar previa o fornecimento de 20 milhões de doses de insulina. Doze milhões já foram entregues. Outras 1,2 milhão de doses já saíram da Ucrânia. O diretor-presidente da Bahiafarma, Tiago Moraes, conversou com o g1 e afirmou que o lote está a caminho do Brasil.

A carga está à salvo. Está à caminho. É uma carga que é monitorada, está vindo, está dentro do cronograma, passando pelos portos que precisa passar sem nenhum tipo de problema. A partir do momento que ela sai da Ucrânia, ele segue normalmente”, disse.

O diretor conta que o desafio neste momento é em relação às quase sete milhões de doses restantes para o cumprimento do contrato.

Fonte: G1

Siga o BCS em todas as Redes Sociais

Receba Notícias direto no seu Celular:

Relacionadas

Siga o BCS em todas as Redes Sociais

Receba Notícias direto no seu Celular:

Mais lidas

Noticias Recentes

Noticias Relacionadas