Covid-19: Apenas 23% dos moradores de Conquista tomaram a dose de reforço. Confira Vacinômetro

A vacinação com a dose de reforço ou 3ª dose, continua lenta na cidade de Vitória da Conquista. De acordo com dados da ‘vacinômetro’ divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta quinta-feira (03), o percentual é de 23,13% da população total, o que represnta  79.494 pessoas vacinadas. Segundo dados da Sesab, a média estadual da D3 é de 34,01%.

A coordenadora municipal de Imunização, Érica Suzart, reforça que uma das prioridades da SMS, neste momento, tem sido avançar com a cobertura vacinal da terceira dose para os adultos, a fim de reforçar a proteção desse público que já foi vacinado anteriormente. Além disso, o percentual da população vacinada com a 3ª dose não será equiparado a 1ª e 2ª doses, pois adolescentes e crianças ainda não serão vacinadas com a 3ª dose.

Ainda de acordo com a Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até a última terça-feira (1º), 93,48% da população foi vacinadas com a 1ª dose ou dose única, contabilizando 321.252 pessoas , com base na estimativa do IBGE/2021. Desse total, 275.677 são adultos.

O percentual de pessoas que receberam  a 2ª dose é de a 81,34% da população total, o que corresponde a 279.541 pessoas vacinadas. A média estadual é de 81,53%.

Apenas 28.607 adolescentes e 16.968 crianças  vacinados com, ao menos, uma dose da vacina em Conquista.

Segundo dados da Sesab, 49,51% das crianças entre 05 e 11 anos receberam a D1 (primeira dose) na nossa cidade.

FALTAM VACINAS

Em entrevista ao Bahia Meio Dia (TV Sudoeste) nesta quarta-feira (02), a Secretária de Saúde de Vitória da Conquista, Ramona Cerqueira, afirmou que a baixa quantidade de pontos de vacinação contra a Covid-19 e a pausa nos mutirões, devem-se ao quantitativo de vacinas insuficiente que tem sido enviado ao município.

Um morador do Povoado da Estiva reclamou do atraso na segunda dose das crianças de 12 anos e a terceira dose dos adultos. Questionada, Ramona voltou a apontar o quantitativo como empecilho para atender à zona rural.  “A gente está aguardando esse novo contingente para Vitória da Conquista e a gente espera alcançar o maior número de pessoas possíveis. Nós estamos implementando novas estratégias, todas as unidades de saúde terão essas vacinas e teremos também equipes novas trabalhando na zona rural e com certeza vai chegar a todos.

Em nota ao Blog do Caique Santos a Sesab afirmou que “as doses das vacinas são distribuídas aos municípios proporcionalmente a sua população, conforme foi pactuado na reunião da Comissão Intergestores Bipartite, instância que reúne os gestores municipais de saúde e do Estado”.

A Sesab disse ainda que, uma vez que  o Ministério da Saúde é quem faz o envio das doses, “só o órgão federal que pode informar quando serão enviadas mais doses de vacinas”

 

Siga o BCS em todas as Redes Sociais

Receba Notícias direto no seu Celular:

Relacionadas

Siga o BCS em todas as Redes Sociais

Receba Notícias direto no seu Celular:

Mais lidas

Noticias Recentes

Noticias Relacionadas