[Covid-19]: Poções entra na lista de cidades com ‘toque de recolher’, Confira as outras

Nossa vizinha Poções, 65 Km de Vitória da Conquista, entrou na lista das cidades com toque de recolher. Decretos publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (23) estabelecem ainda que Cachoeira, Coribe, Correntina, Santa Maria da Vitória e São Félix, também entrem no esquema.  Os decretos valem até o dia 29 de julho.

O município de Juazeiro teve o toque de recolher renovado. Os dois novos decretos têm validade até o dia 29 de julho. A ação adotada pelo Governo do Estado visa conter o avanço da contaminação pelo novo coronavírus no interior da Bahia.

O termo “toque de recolher” se aplica à proibição, decretada por um governo ou autoridade, de que pessoas permaneçam nas ruas após uma determinada hora. Carros de patrulha percorrem as ruas ordenando que os cidadãos voltem para suas casas e alertando os possíveis infratores.

O toque de recolher é mais brando que o ‘lockdown’. Estabelece proibição da locomoção noturna, permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 18h às 5h da manhã.

Das 5h às 17h pode funcionar normalmente os serviços essenciais, atividades de enfrentamento da pandemia, transporte, serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde, obras em hospitais e a construção de unidades de saúde.

Casos notificados em Poções: 1309
Casos confirmados: 386
Por teste Rápido 369
Por teste por RT PCR (LACEN): 17
Casos Ativos: 77
Casos descartados: 745
Aguardando resultado: 3
Será colhido exame: 175
Em observação, sem critério para coleta: 0
Em monitoramento, procedente de áreas de risco: 496
Curados: 303
Óbitos: 5
Testes rápidos realizados: 2125
Testes rápidos recebidos/adquiridos: 2125
Testes rápidos disponíveis: 0
Data da última atualização : 22/07/2020
IMPORTANTE SABER
Distanciamento social
É a iniciativa voluntária de se distanciar das pessoas, mesmo não estando doente, para evitar o contato com infectados. A ideia é a de que pessoas que podem ficar em casa fiquem para que aquelas que precisem sair por algum motivo importante encontrem menos pessoas na rua, reduzindo as chances de contraírem o novo coronavírus. Além disso, a medida impede que quem foi infectado pelo Sars-CoV-2 e ainda não apresentou sintomas transmita o vírus para os outros.

Isolamento
É uma recomendação médica para aquelas pessoas que tiveram contato com alguém infectado ou para quem está esperando o resultado de testes que confirmem ou neguem a contaminação pelo novo coronavírus.

Há dois tipos de isolamento: o vertical (só quem pertence ao grupo de risco fica em casa) e o horizontal (inclui todos aqueles que podem ficar em casa ideia parecida com a do distanciamento social).

Quarentena
É uma medida imposta pelas autoridades (em escala municipal, estadual ou federal) na qual todos os estabelecimentos não essenciais são fechados. O intuito é diminuir o trânsito de pessoas e, consequentemente, reduzir o número de casos da Covid-19. A priori, a medida tende a ser implementada por 40 dias, que podem ser estendidos caso o ritmo de contaminações continue alto.

Lockdown
É mais ou menos como a quarentena, mas utiliza a força do Estado quando necessária. Isso significa que, caso as medidas de isolamento e distanciamento não sejam respeitadas, as autoridades intervem na comunidade para desfazer aglomerações, fechar estabelecimentos de serviços não essenciais e interromper qualquer atividade que desrespeite as medidas de prevenção. (Fonte: Revista Galileu)

Siga o BCS em todas as Redes Sociais

Receba Notícias direto no seu Celular:

Relacionadas

Siga o BCS em todas as Redes Sociais

Receba Notícias direto no seu Celular:

Mais lidas

Noticias Recentes

Noticias Relacionadas