De acordo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), faltando pouco menos de 80 dias para o encerramento do recadastramento biométrico, apenas 50,56% da população baiana regularizou até o presente momento o título eleitoral.
Os dados são preocupantes, uma vez que de acordo o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), é possível que mais de 2 milhões de eleitores tenham seus títulos canceladas, caso não atendam a convocação da Justiça Eleitoral até 31 de janeiro de 2018.
Confira abaixo o quadro de municípios em situação mais confortável e de caso crítico:
Portanto Candiba, Manoel Vitorino, Apuarema e Umburanas, são as cidades mais folgadas em relação ao recadastramento. Enquanto que Vera Cruz, Malhada de Pedras e Ourolândia são cidades que precisam agilizar a regularização para evitar terem um grande número de títulos cancelados.
As cidades que abrigam os maiores colégios eleitorais do interior do estado da Bahia são: Feira de Santana (55,35%), Vitória da Conquista (51,43%), Camaçari (41,68%) e Juazeiro (54,41%). Em todas elas, é imprescindível que os eleitores busquem os postos de atendimento para realizar o recadastramento biométrico o quanto antes.
Veja quais os documentos necessários para o recadastramento:
É importante salientar que para homens com idade 18 à 45 anos, é obrigatório levar também o comprovante de quitação militar (carteira de reservista ou certificado de alistamento militar).