A pressão dos comerciantes de Vitória da Conquista, que fizeram 03 carreatas na semana passada, não surtiu efeito. Neste domingo (19) o prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, manteve a proibição da abertura do comércio considerado não essencial, liberando as óticas, por estarem relacionadas ao setor de saúde. Os escritórios e demais locais de prestação de serviços individualizados, a exemplo de serviços contábeis e advocatícios, poderão funcionar neste período mediante agendamento prévio.
“O decreto mantém o funcionamento dos estabelecimentos considerados essenciais. O restante do comércio permanece sem atendimento ao público”
Pelo Decreto 20.265, publicado hoje (19) no Diário Oficial do Município, a partir de quinta-feira, 23 de abril, todos os clientes só vão poder entrar em lojas, bancos e outros estabelecimentos com máscara. O mesmo serve para os usuários de ônibus, táxis e veículos de aplicativo. O cumprimento do decreto é de responsabilidade dos comerciantes e dos motoristas. Quem, por exemplo, não estiver de máscara, será impedido de entrar nos ônibus.
Sobre a proibição de abertura do comércio, apesar dos protestos dos comerciantes a CDL continua calada.
Neste sábado (18), mais 3 casos tiveram resultados positivos para infecção pela Covid-19, totalizando 23 casos confirmados em Vitória da Conquista. Destes, 17 casos evoluíram para cura e 1 para óbito. As informações são do último Boletim epidemiológico que acaba de ser divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde,
Até às 17h de hoje, já foram registrados no município 495 casos notificados com suspeita clínica e epidemiológica da infecção pelo novo coronavírus. 346 casos foram descartados e 126 estão em investigação, sendo que 70 aguardam resultado laboratorial e 56 aguardam coleta de amostras para serem enviadas ao Lacen Estadual, em Salvador, onde é feita a análise por meio de biologia molecular.